Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2022

    SECÇÃO: Desporto


    TÉNIS

    Clube de Ténis de Ermesinde amigo do ambiente

    Foto CTE
    Foto CTE
    O Clube de Ténis de Ermesinde anunciou este mês que no sentido de diminuir a pegada ecológica no ambiente, doou as bolas velhas em stock para a criação de futuras solas de sapatilhas. Esta ação acontece na sequência de uma da parceria da Associação de Ténis do Porto (ATP) com a ISI Soles, empresa nacional produtora de solas para calçado.

    De acordo com a ATP, «A ISI dá uma nova oportunidade às bolas de ténis, reciclando-as e criando solas ecológicas. Neste processo, as bolas de ténis são trituradas num moinho e misturadas com termoplástico, criando assim matéria-prima para as solas».

    Vítor Mendes, gerente da ISI Soles, explica no site da ATP que estas «são solas verdadeiramente amigas do ambiente, uma vez que ainda não há solução para a reciclagem de bolas de ténis, ao contrário da reciclagem e incorporação nas solas de outras matérias que são biodegradáveis. As bolas de ténis em fim de vida acabam por ser encaminhadas para os aterros, onde se decompõem lentamente». O empresário acrescenta que as solas «estão a ter uma excelente aceitação no mercado e, neste momento, a ISI Soles já as exporta um pouco por toda a Europa, Estados Unidos ou Austrália».

    Em todo o mundo, as bolas de ténis são responsáveis por mais de 3.2 milhões de quilos de dióxido de carbono (CO2) por ano, mas, com a ajuda da ISI Soles e colaboração de todos, é possível reduzir significativamente o impacto ambiental do ténis, informa a ATP.

    «O ténis está empenhado em implementar e desenvolver medidas de economia circular e, até ao momento, a ISI já tem contado com o apoio de vários Clubes, conseguindo recolher cerca de 6.200 bolas. Para reforçar esta iniciativa, a ISI Soles e a ATP celebraram uma parceria para divulgar aos clubes este projeto de reciclagem da borracha das bolas de ténis, e mantê-los informados sobre as formas de entrega ou recolha das bolas. Desta forma, apelamos à responsabilidade ambiental e ao espírito de colaboração de todos, para que seja possível dar um passo importante, no sentido de tornar o ténis numa modalidade amiga do ambiente e contribuidora para uma sociedade mais sustentável e responsável. Todas as bolas em fim de vida poderão ser entregues pelos jogadores aos clubes que as farão chegar ao projeto de reciclagem», explica a ATP.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].