Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2022

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Projeto Erasmus + KA1 "Aprender e Partilhar

    foto
    Em 2020 Agrupamento de Escolas de Ermesinde, ganhou a candidatura do Projeto Erasmus + KA1 "Aprender e Partilhar - para uma Escola mais Inclusiva e Inovadora”. Face à situação pandémica só em outubro de 2021 se fez o lançamento das candidaturas às mobilidades previstas neste projeto.

    O Projeto "Aprender e Partilhar - para uma Escola mais Inclusiva e Inovadora" do Agrupamento de Escolas de Ermesinde surgiu com a finalidade de dar resposta às necessidades identificadas no Plano de Desenvolvimento Europeu. Assim, este Projeto baseia-se em 4 áreas definidas:

    - internacionalizar o Agrupamento;

    - adotar uma abordagem inovadora relativamente à implementação de novos métodos e práticas pedagógicas e ao uso corrente das TIC, tendo em vista a redução das taxas de insucesso e de abandono escolar precoce;

    - apostar na educação inclusiva, inter e multicultural, para que se possa criar nos alunos um sentimento de pertença a uma cultura comum, assente nos valores da democracia, da participação, do respeito mútuo, da tolerância e da igualdade;

    - melhorar as boas práticas de gestão de topo e intermédia do Agrupamento.

    Estão previstas atividades de Job Shadowing e de cursos estruturados em diferentes países.

    Com a implementação deste Projeto esperamos contribuir significativamente para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, tentando reduzir a taxa de insucesso, a taxa de abandono escolar precoce, bem como implementar uma educação mais inclusiva, criando um clima de Agrupamento ainda mais propício à aprendizagem e à convivência saudável.

    De 7 a 11 de setembro realizaram-se duas mobilidades de Job Shadowing, sendo o Instituto de Educação Secundária Ilipa Magna, em Alcalá del Rio, Sevilha, a Escola de acolhimento. Nestas mobilidades pretendia-se a observação e a partilha de boas práticas. Numa das mobilidades participou o docente Sandro Castro que, ao ser Coordenador do Ensino Profissional, observou o funcionamento dos cursos profissionais. Na outra mobilidade participou a Assistente Operacional, Alcina Ramos e a Assistente Técnica, Bárbara Cunha que, durante toda a semana observaram e colaboraram nas diferentes atividades semelhantes às que por cá elas próprias executam.

    A semana foi também enriquecida culturalmente, tendo sido proporcionada uma deslocação a Córdova, Carmona e a Sevilha, bem como uma visita guiada à cidade de Alcalá del Rio.

    A Escola que nos recebeu foi exímia no seu papel de nos acolher, iremos, pois, manter esta excelente parceria em futuros projetos.

    A Equipa Erasmus.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].