Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2022

    SECÇÃO: Local


    Associação SóJovem

    Ermesinde acolheu metting internacional sobre Empreendedorismo Jovem Verde

    Foto SÓJOVEM
    Foto SÓJOVEM
    Nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2022 a Associação SóJovem recebeu na nossa cidade o último encontro internacional denominado “EYE (Entrepreneurship, Youth and Environment)” ao abrigo do Erasmus+, com parceiros europeus de diversos países, tais como Espanha, França e Turquia. Este projeto tem como objetivos: Fomentar o interesse e o talento empreendedor, especialmente entre os jovens com ideias e aspirações verdes; Promover a inclusão dos jovens na economia ativa; Educar os jovens dos países parceiros sobre as ferramentas básicas necessárias para iniciar um projeto empresarial ecológico.

    O empreendedorismo verde representa uma oportunidade para a Europa e os seus cidadãos. Um número cada vez maior de pessoas em idade ativa, especialmente os jovens, está procurando oportunidades para se engajar em um negócio próprio e lucrativo. A Comissão Europeia adotou várias políticas e planos de ação para responder a esta aspiração. O “Plano de Ação para o Empreendedorismo 2020” foi adotado com o objetivo de incentivar a criação de emprego e o empreendedorismo como pré-requisito para o crescimento. Este plano foi apresentado com o objetivo de “desbloquear o potencial empresarial da Europa, remover as barreiras existentes e revolucionar a cultura do empreendedorismo na UE”. Além disso, o “Small Business Act for Europe” reflete as políticas relativas às PME a nível da UE, estabelecendo um certo número de prioridades, sendo o ambiente um deles. Em combinação com o “Plano de Ação para a Economia Circular” da Comissão, estas políticas visam tornar o empreendedorismo verde uma solução alternativa e eficaz para combater o desemprego dos jovens e a inatividade económica e, ao mesmo tempo, na implementação dos objetivos climáticos da Europa.

    Assim, o projeto visa capacitar e educar jovens na faixa etária de 18 a 35 anos para adquirir as habilidades e ferramentas necessárias sobre como gerar e implementar a sua ideia de negócio “verde” e como criar a sua própria PME. / Start-up. Essas políticas tendem a transformar o empreendedorismo verde em uma solução alternativa e eficaz para enfrentar o desemprego juvenil e a inatividade económica e, ao mesmo tempo, na implementação dos objetivos climáticos da Europa.

    Aproveitamos ainda para agradecer a todos os parceiros que contribuíram para a realização deste projeto e ainda, um agradecimento especial à Universidade Católica do Porto, à Lipor, e à SmartWaste pelo seu contributo e disponibilidade na sua apresentação das oportunidades que oferecem relativamente ao tema da empregabilidade jovem verde. Agradecemos ainda à Casa da Abobora e à Recicle Geeks pelo seu contributo ao projeto, na partilha das suas boas práticas verdes.

    Pode ainda ser encontrada mais informação sobre o projeto em: http://www.eyeerasmusproject.org/ e ainda na página do Facebook do projeto: https://www.facebook.com/erasmuseyeproject

    Alertamos ainda todos os jovens empreendedores que este projeto pode ser uma preciosa ferramenta para futuras ideias de negócio verde e que estamos sempre disponíveis para ajudar.

    Maurício Mota*

    *Associação Sójovem das Saibreiras

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].