Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2022

    SECÇÃO: Local


    NO ÂMBITO DO PROJETO “SAIBREIRAS – PINTAR O FUTURO MAIOR”:

    Bairro das Saibreiras inaugura o seu Espaço Multiusos

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    O Empreendimento de Habitação Social das Saibreiras tem desde o passado dia 19 de fevereiro um Espaço Multiusos, colocando ao dispor da comunidade local uma infraestrutura onde poderão acontecer, por exemplo, dinâmicas de grupo, atividades para jovens, consultas gratuitas de psicologia à população, ou até mesmo ao nível do atendimento social onde todas as entidades que tenham ali de se deslocar e que queriam trabalhar com o bairro podem também utilizar É um espaço comum, digamos assim.

    Localizado junto ao polidesportivo do referido empreendimento de habitação social, este Espaço Multiusos foi reabilitado pela Vallis Habita - Empresa Municipal de Gestão de Empreendimentos Habitacionais de Valongo - e surge do trabalho de intervenção comunitária nas Saibreiras que já vem sendo realizado desde 2019 pela Associação Helpo, juntamente com vários parceiros.

    Presentes na cerimónia de inauguração estiveram diversas figuras locais, em representação de diversas entidades envolvidas neste trabalho de parceria com a Helpo. Assim, destaca-se a presença de Manuela Duarte, vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Valongo (CMV), de João Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE), de Diomar Santos, presidente do Conselho de Administração da Vallis Habita E.M., de Alexandre Garcez, também membro da Vallis Habita, de Manuela Martins, coordenadora da Associação Ermesinde Cidade Aberta, bem como da empresa Maran - Mário & Dominguez, Lda, um dos parceiros do projeto que aqui se fez representar por Paula Oliveira. E claro, para dar ainda mais brilho e cor a este acontecimento, as crianças e jovens envolvidas no projeto, na companhia das suas famílias, também estiveram presentes.

    Segundo apuramos junto da Diretora Regional do Norte da Associação Helpo, Sílvia Nunes, este Espaço Multiusos surge na sequência do projeto “Saibreiras – Pintar o Futuro Maior”, que desde novembro de 2021 decorre no Bairro das Saibreiras. O projeto “Saibreiras - Pintar o Futuro Maior” é financiado pelo Programa Bairros Saudáveis através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da União Europeia, e promovido pela Associação Helpo em parceria com a Associação Ermesinde Cidade Aberta, a Câmara Municipal de Valongo, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Valongo, a Junta de Freguesia de Ermesinde e a Vallis Habita E.M.

    foto
    «O projeto pretende que as crianças e jovens das Saibreiras sejam agentes ativos na melhoria dos problemas do bairro (ausência de atividades de ocupação dos tempos livres, baixa literacia ambiental e isolamento sénior). O projeto incide, assim, em três eixos: Social, Ambiental e Saúde e pretende: promover a prática de atividades de ocupação de tempos livres (desportivas e artísticas) gratuitas às crianças e jovens das Saibreiras, dinamizando o polidesportivo e proporcionando experiências fora do empreendimento; reabilitar espaços públicos do Empreendimento de Habitação Social das Saibreiras; e combater o isolamento sénior promovendo a relação intergeracional através de visitas, contactos telefónicos e pequenos apoios prestados ao nível das rotinas (jovens como voluntários)», explicou Sílvia Nunes.

    De referir ainda que o projeto “Saibreiras - Pintar o Futuro Maior” deriva de outro projeto da Helpo desenvolvido naquele bairro social, mais concretamente o projeto “Saibreiras – Pintar o Futuro”. Nunca é demais recordar que este último projeto permitiu remodelar por completo o polidesportivo do empreendimento no ano de 2020, sendo que este Espaço Multiusos é uma continuação desse trabalho.

    A envolvência dos jovens da comunidade local neste(s) projeto(s) tem sido cada vez maior, a julgar pelo facto de quando este trabalho teve início, em 2019, eram 14 os jovens - com idades maioritariamente compreendidas entre os 12 e os 18 anos – envolvidos e hoje já são 47, com a perspetiva de no futuro imediato este número aumentar, segundo nos deu nota a Diretora Regional do Norte da Helpo.

    foto
    Ainda à margem da cerimónia oficial de inauguração deste Espaço Multiusos, Sílvia Nunes disse ao nosso jornal que os projetos não vão ficar por aqui, já que agora a ideia é «ouvir estes 47 jovens, ver quais são os desafios que eles, e até as próprias famílias, nos vão colocar, e ver qual a possibilidade com eles de reunir mais sinergias para depois pormos em prática as ideias que eles nos vão dar».

    Como já referimos no início foram várias as figuras públicas – em representação de entidades parceiras – presentes. Manuela Duarte, vereadora da CMV, na sua breve alocução, confessou estar muito contente de ali estar a presenciar esta inauguração, desejando em seguida felicidades a todos os jovens envolvidos no projeto, pedindo-lhes que aproveitassem este novo espaço, «pois isto poderá um dia fazer a diferença na vossa vida», disse.

    Também o presidente da JFE, João Morgado, usaria da palavra, para dizer que a autarquia por si dirigida tem muita honra em ser parceira deste projeto. «Um projeto que começou com a transformação enorme, e o melhoramento, do rinque, e é um gosto ver a forma como vocês o têm mantido, um espaço que agora cresceu para o multiusos e espero que continue a crescer», frisou, acrescentando mais à frente que JFE continua disponível para colaborar em todos os projetos que tenham esta grandeza. «Portanto, usem o que vos foi proporcionado, façam crescer o projeto que a JFE está ao vosso lado», concluiu.

    Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração da Vallis Habita, Diomar Santos, recorreu à história na hora de discursar. E fê-lo lembrando que aquele bairro tem para si um gosto especial, já que quando aquele empreendimento foi construído ele, ainda jovem, teve a responsabilidade, enquanto engenheiro civil, de acompanhar a feitura do bairro. Ressalvaria que nos anos consequentes teve igualmente a responsabilidade de acompanhar as pessoas do bairro, e «portanto, este bairro para mim tem um valor muito sentimental».

    (...)

    leia esta reportagem na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].