Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2022

    SECÇÃO: Destaque


    NO DECORRER DA ABERTURA OFICIAL - VALONGO PRÉMIO FOLHA VERDE EUROPEIA 2022 / EUROPEAN GREEN LEAF AWARD 2022:

    José Manuel Ribeiro: «A grande expectativa é que todos os cidadãos do concelho enverguem este título e sejam embaixadores verdes»

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    Valongo é o município vencedor do European Green Leaf Award 2022 (nota: conforme foi tornado público pela primeira vez em setembro último), uma iniciativa da Comissão Europeia que reconhece o compromisso com melhores resultados ambientais, com particular destaque nos esforços que gerem crescimento verde e novos empregos.

    O prémio financeiro no valor de 200.000 euros será aplicado em iniciativas que contribuam para alcançar a sustentabilidade ambiental, assim informou a autarquia.

    O envolvimento dos cidadãos em processos participativos, os projetos municipais de eficiência energética, a implementação de hortas biológicas urbanas, o sistema de recolha de resíduos porta-a-porta e a criação das associações intermunicipais Parque das Serras do Porto e Corredor do Rio Leça foram alguns dos pontos tidos em consideração pelo júri para atribuir este importante galardão ao município de Valongo, conjuntamente com o município de Winterswijk (dos Países Baixos).

    A Cerimónia de Abertura Oficial – Valongo Folha Verde Europeia 2022 (EGLA -European Green Leaf Award 2022) realizou-se no passado dia 4 de fevereiro, no exterior dos Paços do Concelho de Valongo. «Para Valongo, este prémio é a validação de que estamos no caminho certo. Em termos práticos, veio evidenciar um desempenho notável, o que nos encoraja a ir mais além, fazer ainda mais e melhor, envolvendo ainda mais a comunidade. A grande expectativa é que todos os cidadãos do concelho enverguem este título e sejam embaixadores verdes. Acima de tudo, acalentamos com orgulho a possibilidade de dar o exemplo e de inspirar outros municípios», considera o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, que encerrou as intervenções da cerimónia oficial.

    José Manuel Ribeiro, reconheceria que «esta iniciativa da Comissão Europeia é muito importante, sobretudo porque reconhece o compromisso com melhores resultados ambientais e os nossos esforços para gerar crescimento verde. Combater as mudanças climáticas, defender nossos valores, garantir liberdade, garantir democracia, proteger nosso único lar, o planeta Terra, é o maior desafio que temos para as próximas décadas».

    O autarca salientou que este é um prémio de toda a comunidade, acrescentando mais à frente que com este galardão Valongo «dá a conhecer o seu valiosíssimo património natural e cultural, as suas marcas identitárias que lhe conferem características únicas. E hoje é um dia de partida, esta é uma das vantagens destes prémios, criam a chamada boa pressão, pois daqui para a frente todos os atores/atrizes no território vão querer fazer sempre muito mais».

    Deu ainda conta de que tem havido uma aposta do Município e da empresa da água na melhoria da eficiência hídrica, adiantando que Valongo se encontra hoje entre os municípios com melhor desempenho ao nível nacional em termos de eficiência hídrica. «Ou seja, somos dos concelhos com menos perdas de água, no sistema de abastecimento de água à população. Isto significa que desde 2003, o Município poupou o equivalente a qualquer coisa como três anos de consumo da totalidade do Município, só por ter uma baixa perda de água», disse. Lembraria mais à frente que Valongo foi dos primeiros concelhos a substituir a sua frota, já que de há quatro anos a esta parte os veículos ligeiros e alguns de transporte são elétricos, bem como um dos primeiros municípios a mudar o seu sistema de iluminação pública para LED’s.

    foto
    Falando ainda sob o ponto de vista ambiental global, o edil referiu que temos de unir esforços para inverter a perda da biodiversidade, informado que atualmente 60% das espécies e 77% dos habitats protegidos pela Diretiva Habitats da União Europeia estão em riscos de desaparecer. «Isto é muito grave. A biodiversidade do planeta está sob constante ameaça, consequências nefastas para a própria Humanidade e já todos estamos cientes disso». Olhando para a crise climática que afeta o planeta disse que «temos de atuar mais como cidadãos em vez de consumidores, ou vamos continuar nesta lógica de destruição do planeta. E essa transformação não se faz sem a participação de toda a comunidade, sem o envolvimento dos cidadãos, porque a crise climática afeta pessoas, e é junto das comunidades que está o segredo desta mudança. Temos de garantir que os nossos filhos e as gerações futuras tenham condições para viver num Mundo saudável. Não há outro planeta. Não há um planeta B, C, ou Z.», sustentou.

    Recordaria mais adiante que Valongo desafiou a sua população a mudar um caminho em relação aos resíduos, e que atualmente «temos quase 30.000 pessoas a separar os fluxos (plástico, metal, vidro, bio resíduos, papel e lixo indiferenciado), e devemos ser dos concelhos mais avançados no país».

    Deu ainda conta do trabalho que o município vem fazendo em prol da conservação da natureza, pretendendo continuar com a plantação em áreas ardidas, a recuperação dos sistemas ribeirinhos e requalificação dos rios, entre outras ações. A propósito disto deu nota do projeto da criação de hortas urbanas, informado que está para breve a inauguração daquele que vai ser o segundo maior complexo de hortas urbanas, quase 200, e que será localizado em Ermesinde, na zona da Palmilheira, apontando como objetivo chegar às 1000 hortas urbanas.

    A cerimónia terminaria com uma mensagem, em vídeo, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que saudou e felicitou o nosso concelho pela conquista deste prémio europeu. Ressalvando que há muito tempo que tem aprazada uma visita a Valongo, o Chefe de Estado referiu que este é um prémio europeu patrocinado pela Comissão Europeia e em que o júri foi muito claro quanto aos méritos de Valongo. «Méritos que têm a ver com a preservação da floresta, com a preocupação ambiental, com a sustentabilidade do desenvolvimento, com o diálogo entre geração, com a projeção do futuro e a importância das autarquias locais na projeção do futuro».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].