Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2022

    SECÇÃO: Destaque


    COVID-19 - Situação em Portugal e no Mundo (Dados de 23/02/2022)

    Finalmente!

    Bem se pode utilizar esta palavra para descrever a situação da pandemia por Covid no nosso país.

    Finalmente a Covid cede em (quase) todas as frentes.

    O número de Novos Casos diários está em queda.

    O número de doentes internados está em queda.

    O número de pessoas sob vigilância dos Serviços de Saúde está em queda.

    Também está em queda, mas ainda muito ligeira, o número de pessoas falecidas por Covid, estando este número ainda acima das linhas vermelhas definidas pela DGS.

    foto
    Não há qualquer dúvida que o número de Novos Doentes está em franca diminuição. Cada vez adoecem menos doentes com Covid-19. Isto é boa notícia.

    foto
    O Fator de Crescimento avalia a velocidade com que a Covid se transmite. Se for inferior ao valor de 1, quer dizer que a transmissão está a abrandar. É o caso. Além de que esta velocidade de transmissão, para além de estar em valores inferior a 1, está a diminuir de forma sustentada. Isto é boa notícia.

    foto
    A DGS definiu, como linha vermelha de avaliação da gravidade da Covid, o número de doentes internados em Cuidados Intensivos. Esse número foi definido em 245 camas alocadas ao Covid. A avaliação faz-se por percentagem dos internados em relação a esse número. A linha vermelha do gráfico corresponde a esse número máximo alocado. O que vemos é que, não só o número de doentes internados em UCI está abaixo desse número, como a tendência é de diminuição. Isto é boa notícia.

    foto

    Na avaliação da Taxa de Letalidade Acumulada – o número acumulado de pessoas falecidas nos últimos 14 dias por milhão de habitantes – as notícias não são tão boas. A DGS definiu o número limite “aceitável” de pessoas falecidas em 20. Estamos muito acima desse valor. Na presente data estamos em cerca de 60 pessoas falecidas e a tendência, embora decrescente, é muito ligeira. Só por este motivo a DGS não levanta a totalidade das restrições. Mas vamos ter esperança que estes valores vão diminuir nos próximos dias, dado que o número de Novos Doentes está, dia-a-dia, a diminuir.

    Em resumo. Na generalidade, as noticias da Covid em Portugal são boas e as projeções apontam para que essa melhoria se continue a verificar nos próximos tempos. Mas vão aparecendo aqui e acolá novas variantes. Pelo que, para já, a guerra não está ganha. Continuemos a apostar nas máscaras em locais fechados, no distanciamento social tanto quanto possível, na lavagem frequente das mãos. As guerras não se ganham sem esforço e empenho.

    José Campos Garcia*

    *Médico

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].