Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2021

    SECÇÃO: Destaque


    CRONOLOGIA

    Alguns destaques do que de importante aconteceu em Ermesinde e no concelho em 2021

    JANEIRO

    6 de janeiro: Em Dia de Reis abria ao público a Oficina da Regueifa e do Biscoito de Valongo. Localizada no centro da sede do concelho, a Oficina da Regueifa e do Biscoito «é um espaço dedicado à promoção do património cultural através da recolha, preservação e exibição de objetos e memórias ligadas à panificação como atividade secular do concelho. Este edifício tem como foco homenagear a alma valonguense e evidenciar uma das logomarcas do município, que referencia uma atividade que catapultou Valongo para o mundo com os seus aromas e sabores ancestrais, conseguidos através do árduo trabalho da população local, e que ainda hoje desperta os cinco sentidos», segundo se pode ler no sítio da internet da Oficina.

    foto

    11 de janeiro: Foi inaugurado na Rotunda da Vila Beatriz, bem à entrada do centro da cidade, para quem circula desde a Santa Rita, o marco rotário do Rotary Club de Ermesinde. Trata-se de um elemento decorativo da autoria do jovem artista, Pedro Alves, que foi aluno da Escola Secundária de Ermesinde e que, na ocasião, frequentava o 3.º ano do Curso da Escola Superior de Belas Artes do Porto.

    14 de janeiro: Em reunião pública do executivo camarário era aprovada de forma unânime a adjudicação da construção da Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português, que vai nascer na antiga escola de Cabeda, em Alfena. A empreitada tem o preço contratual de 3.658.782,71 euros, sendo que o investimento é financiado por fundos comunitários do Programa Norte2020. O prazo de execução é de 540 dias.

    31 de janeiro: Oito escolas do Concelho de Valongo foram distinguidas no âmbito da 3.ª edição da “Escola Amiga da Criança”, uma iniciativa que reconhece, partilha e estimula projetos educativos que tornam a criança mais feliz, dentro do seu ambiente escolar e agora, também em casa. De forma mais concreta os estabelecimentos de ensino que receberam o selo “Escola Amiga da Criança” do nosso concelho foram as seguintes: Escola EB 1/JI de Balsa, Escola EB 1/JI do Paço, Escola EB 1/JI n.º 2 de Campelo - Fijós, Escola EB 2/3 de S. Lourenço, Escola EB 2/3 de Sobrado, Escola EB 2/3/S Padre Américo - Campo, Escola ES/3 de Valongo e Jardim Infância da Azenha.

    Ainda neste mês de janeiro, Beatriz Alves Ferreira, aluna da turma 12ºG (ano letivo 2019/2020), do Agrupamento de Escolas de Ermesinde foi premiada com o Grande Prémio do Júri na categoria das Vídeo Curtas 2019/2020, no âmbito do concurso Cineastas Digitais - XIII edição.

    FEVEREIRO

    foto

    4 de fevereiro: Era aprovado de forma unânime na reunião pública da Câmara Municipal de Valongo o projeto de execução do Parque do Leça, em Ermesinde. Este projeto tem um custo de aproximadamente 1.5 milhões de euros.

    7 de fevereiro: A Câmara Municipal de Valongo anunciava que iria implementar um pacote de medidas extraordinárias no combate à Covid-19 e apoio às famílias no valor de 1 milhão de euros.

    15 de fevereiro: O Centro Social de Ermesinde completava neste dia 66 anos de existência.

    23 de fevereiro: A Ágorarte - Associação Cultural e Artística chegava à maioridade (18 anos). No entanto, e por força da pandemia, a associação ermesindense não pôde levar a cabo o seu habitual programa festivo que já estava a tornar-se num evento cultural da cidade, tendo em conta que se exibiam as várias valências da coletividade.

    MARÇO

    4 de março: Foi aprovado de forma unânime na reunião pública do executivo da Câmara Municipal de Valongo o pedido de Declaração de Utilidade Pública com carácter de urgência, para expropriação, e posterior tomada de posse administrativa de 10 parcelas de terreno no sentido de avançar com a execução do Parque do Leça, em Ermesinde.

    foto

    13 e 14 de março: O Agrupamento 007 de Ermesinde completava 95 anos de existência. A festa foi bem diferente do que é habitual nestas ocasiões, devido à pandemia Covid-19. Começou às 15h00 de sábado com o momento de Abertura, seguindo-se a constituição de equipas verticais; nessa noite de sábado realizou-se o “fogo de conselho”, com os antigos e os atuais escutas e cada equipa teve a oportunidade de apresentar os seus desafios. O ponto alto da comemoração festiva foi a participação, ainda que limitada e à distância, na celebração da Eucaristia às 11h de domingo, em que o Agrupamento aniversariante esteve em foco. Foi o grande momento de ação de graças e de sufrágio, em que foram recordados os fundadores do Agrupamento, sobretudo, os seus chefes, assistentes e membros.

    20 de março: José Manuel Ribeiro anunciava publicamente que iria recandidatar-se para mais um mandato à frente da Câmara de Valongo. Também neste mês o PSD dava conta de que o ex-deputado da Assembleia da República, Miguel Santos, era o cabeça de lista escolhido pelo partido para as eleições autárquicas à Câmara valonguense.

    26 de março: Falecia neste dia, vitimado pela Covid-19, o ilustre advogado ermesindense José Puig, colaborador do no nosso jornal na rubrica de Direito.

    31 de março: Este foi um mês especial para o nosso jornal, uma vez que atingimos o bonito registo dos 1000 números publicados.

    ABRIL

    1 de abril: As eleições autárquicas de outubro começavam a fazer-se sentir cada vez mais a nível concelhio. Neste mês, Armindo Ramalho anunciava a sua candidatura à Câmara de Valongo inicialmente através do movimento independente “Valongo dos Cidadãos”, sendo que meses mais tarde esse movimento foi integrado no partido NÓS Cidadãos Valongo. Também o PSD anunciava os seus cabeças de lista às várias juntas de freguesia do concelho, sendo que em Ermesinde o escolhido seria Hugo Peixoto. Já o Chega divulgava que Maria do Carmo Lopes iria ser a cabeça de lista do partido à Câmara.

    10 de abril: O Bispo do Porto, D. Manuel Linda, esteve presente na abertura da exposição Arte in Excelsis, no Museu Municipal de Valongo. Esta mostra exibiu o património artístico e religioso do concelho de Valongo. Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo e ainda o Santuário Diocesano de Santa Rita e o Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Seminário Maior do Porto expuseram o seu património na exposição Arte in Excelsis, que contou ainda com uma peça representativa de Cristo na Cruz, da autoria do escultor Jorge Curval.

    foto

    21 de abril: O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, visitou neste dia o Centro de Vacinação de Valongo. O governante agradeceu o esforço e o empenho dos profissionais da Saúde, da Proteção Civil e da autarquia no processo de vacinação em massa contra a Covid-19.

    22 de abril: A Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE) celebrou neste dia o seu 22.º aniversário. E tal como no ano transato este festejo não foi comemorado com o habitual apontamento festivo devido à pandemia que nos assola.

    MAIO

    1 de maio: A CDU anunciava neste mês os seus cabeças de lista à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal de Valongo (AMV) para as próximas eleições autárquicas. Para o primeiro órgão o nome escolhido era o de Adriano Ribeiro, enquanto Sónia Sousa era a cabeça de lista para a assembleia.

    Também o Bloco de Esquerda dava conta de que Nuno Monteiro seria o cabeça de lista do partido à autarquia valonguense.

    3 de maio: Tomavam posse os órgãos sociais da Associação Académica e Cultural de Ermesinde para o triénio 2021-2023. A associação continuava a ser liderada por Constantino Moreira.

    10 de maio: Arrancavam as obras da Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português, que irá ficar instalado em Alfena.

    15 de maio: O Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, inaugurava o Monumento aos Combatentes do Ultramar, localizado na Rotunda 1.º de Maio, em Valongo. Homenagear os militares que combateram no Ultramar, sobretudo aqueles que perderam a vida e eram naturais do concelho foi o objetivo desta iniciativa da Junta de Freguesia de Valongo, que contou com o apoio do Município de Valongo.

    foto

    29 de maio: A Voz de Ermesinde recebia das mãos da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto o galardão de “Órgão de Comunicação Social 2021”. A distinção foi atribuída numa cerimónia realizada no Auditório Municipal do Seixal. Também neste dia o núcleo da Re-food Ermesinde inaugurava o seu novo centro de operações em Alfena. Com esta mudança, o núcleo passou a chamar-se Re-food Alfena/Ermesinde, passando a atuar nestas duas localidades, com o novo centro de operações em Alfena e um polo em Ermesinde. O polo de Ermesinde manteve-se assim para apoiar as famílias locais, multiplicando assim esta associação voluntária a capacidade de apoio.

    JUNHO

    foto

    1 de junho: Esta é uma data histórica para a nossa comunidade, já que neste longínquo dia há 100 anos foi fundada oficialmente a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde. Ao longo deste mês foram vários os apontamentos festivos para assinalar o centenário da associação, tendo o ponto alto das comemorações acontecido no dia 20 no Fórum Cultural de Ermesinde, palco da sessão solene que foi presidida pela Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar. Nessa sessão comemorativa foram muitas as distinções/condecorações de que os nossos bombeiros foram alvo, a título de exemplo, a Câmara Municipal de Valongo (CMV) atribuiu à associação humanitária a Medalha de Honra do Município, pelos seus 100 anos ao serviço da comunidade.

    2 de junho: João Morgado anunciava publicamente a sua recandidatura à liderança da Junta de Freguesia de Ermesinde.

    10 de junho: Tomavam posse na sede do concelho novos órgãos sociais da Associação das Coletividades do Concelho de Valongo. Joaquim Oliveira continuava na presidência da associação.

    13 de junho: A CDU apresentava Ângela Ferraz como a cabeça de lista da coligação à Junta de Freguesia de Ermesinde.

    18 de junho: A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda esteve em Ermesinde para apadrinhar a apresentação dos candidatos do partido à Câmara e à Assembleia Municipal de Valongo. Foi ainda anunciado que Florentino Silva iria ser o cabeça de lista do Bloco à Junta de Ermesinde.

    19 de junho: Hugo Peixoto apresentava-se oficialmente como candidato à Junta de Ermesinde. Ainda neste dia era inaugurada a 1.ª fase do Parque do Leça, em Ermesinde. O valor total da empreitada foi de 230 342,40 euros.

    28 de junho: A Câmara Municipal de Valongo iniciava as obras modernização e requalificação da Escola Básica Vallis Longus. O investimento total é de 3.280.000 euros e o prazo para execução da obra é de 395 dias.

    JULHO

    1 de julho: José Miguel Marques tomava posse como Diretor do Agrupamento de escolas de S. Lourenço, dando desta forma início ao seu sexto mandato à frente desta instituição.

    foto
    13 de julho: No Dia da Cidade de Ermesinde o historiador Jacinto Soares lançava, no Fórum Cultural, o livro “Ermesinde - Episódios da Nossa Cidade, avanços e recuos”. Também neste dia a Junta de Freguesia de Ermesinde recebia das mãos da Lipor e do Município de Valongo o certificado “Coração verde”, passando assim a ser a primeira autarquia local do país com esta certificação.

    AGOSTO

    foto

    1 de agosto: O Município de Valongo e a DGEstE autorizaram a abertura de mais cinco salas de Jardim de Infância, na rede pública do Concelho de Valongo, para o ano letivo de 2021/2022, a pedido dos Agrupamentos de Escolas e da Representante da Educação Pré-Escolar no Conselho Municipal de Educação. Desta forma, no referido ano letivo, foram admitidas mais 125 crianças acabando com a lista de espera, designadamente de crianças de três anos e inscrições condicionais. As novas salas foram abertas na Escola da Boavista, em Valongo, na Escola da Retorta, em Campo, na Escola da Codiceira, em Alfena, na Escola da Costa e na Escola de Montes da Costa, ambas em Ermesinde.

    SETEMBRO

    2 de setembro: Na derradeira reunião pública do executivo camarário do mandato que estava prestes a chegar ao fim, a autarquia aprovava a atribuição de EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) para combate a incêndios urbanos e industriais aos Bombeiros de Ermesinde, no âmbito da EIP (Equipa de Intervenção Permanente), cujo custo ascendeu a 7.800,00 euros.

    9 de setembro: Valongo era anunciado neste dia como o município vencedor do European Green Leaf Award 2022, uma iniciativa da Comissão Europeia que reconhece o compromisso com melhores resultados ambientais, com particular destaque nos esforços que gerem crescimento verde e novos empregos.

    17, 18 e 19 de setembro: O Magic Valongo - Festival Internacional de Ilusionismo completava em Ermesinde 30 anos de atividade. Presentes na edição deste ano estiveram 15 convidados de palco, oriundos de Espanha, França, Venezuela e Portugal, número que se alargou até à centena se contarmos com os inscritos no vasto programa do evento.

    18 de setembro: O jornal A Voz de Ermesinde, em parceria com o Canal Regional de Valongo, promoveu um debate entre os cinco candidatos à Junta de Freguesia de Ermesinde, no âmbito das eleições autárquicas. O debate decorreu no auditório da Junta de Ermesinde e foi transmitido em direto quer na nossa página de facebook, quer na página de facebook do Canal Regional de Valongo.

    foto

    26 de setembro: José Manuel Ribeiro e o PS venceram as eleições autárquicas no Concelho de Valongo. O autarca foi reeleito para um terceiro mandato consecutivo com 50,12% dos votos. Em Ermesinde, João Morgado também era reeleito presidente da Junta pelo PS. O autarca iniciava assim o seu segundo mandato à frente da Junta, somou 45,12%. O PS venceu, aliás, em toda a linha estas autárquicas, conquistando todas as juntas do concelho.

    29 de setembro: João Teixeira, jovem aluno do Cenfim - Núcleo de Ermesinde ficava em 1° lugar na profissão “mechanical engineering CAD” no Campeonato Europeu de Profissões. O formando esteve a representar o país, na Áustria, alcançando o título de Campeão Europeu e Best of the Nation.

    OUTUBRO

    7 de outubro: Nascia na nossa cidade mais uma associação: os Vizinhos de Ermesinde.

    foto

    15 de outubro: Tomavam posse no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde os novos membros da Junta e da Assembleia da nossa freguesia. Foi votado que este último órgão iria continuar a ser presidido por Josué Morais, ao passo que o executivo voltava a ser 100% socialista.

    18 de outubro: Em Alfena, José Manuel Ribeiro tomava posse para o seu terceiro e último mandato à frente da Câmara de Valongo. Um mandato que segundo o autarca iria ser dedicado à luta contra a solidão.

    28 de outubro: O Agrupamento de Escolas de Ermesinde foi distinguido com o Selo Europeu de Qualidade pelo trabalho do projeto eTwinning “Together We Can !”.

    NOVEMBRO

    12 de novembro: O Centro Social de Ermesinde aprovava em Assembleia Geral Extraordinária a alienação do antigo Cinema de Ermesinde à Câmara Municipal de Valongo.

    foto

    14 de novembro: A nova esquadra da PSP de Valongo foi oficialmente inaugurada. O ato inaugural foi presidido pelo então Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Na sua alocução o governante frisou que esta obra que se estava a colocar ali ao serviço da comunidade resultou de um investimento de cerca de 850.000 euros, ressalvando que a parceria com o Município de Valongo foi fundamental para concretização desta nova esquadra.

    26 de novembro: A maior árvore de Natal do país tem 55 metros de altura e está instalada no Parque Urbano de Ermesinde. A iluminação natalícia foi ligada a partir deste dia.

    29 de novembro: Os 185 anos do Município de Valongo assinalaram-se neste dia. O ponto alto da efeméride aconteceu no Fórum Cultural de Ermesinde, que foi palco de uma sessão solene onde a autarquia atribuiu 47 medalhas de Honra e de Mérito do Município a diversas personalidades e autarcas locais.

    DEZEMBRO

    foto

    9 de dezembro: A Câmara Municipal de Valongo anunciou a redução da taxa de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) para 2022. A proposta foi apresentada e aprovada por maioria, com a abstenção, por parte dos vereadores do PSD na reunião pública do executivo.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].