Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2021

    SECÇÃO: Destaque


    Valongo vence prémio Município do Ano na categoria Área Metropolitana do Porto

    Foto CMV
    Foto CMV
    O Município de Valongo venceu nesta primeira quinzena de dezembro o prémio Município do Ano 2021, na categoria Área Metropolitana do Porto, com o projeto SEDL - Partilha de experiências e casos de sucesso na Democracia Local. Promovido pela Universidade do Minho através da plataforma UM-Cidades, o galardão Municípios do Ano Portugal 2021 tem como principal objetivo “reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis nas vilas, cidades e no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade”. Pretende também colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação das autarquias, bem como valorizar realidades diversas que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.

    Esta sexta edição contou com 44 candidaturas, estando nomeados projetos de 27 municípios para nove categorias regionais, para a categoria intermunicipal e para o grande prémio Município do Ano Portugal 2021.

    A Semana Europeia da Democracia Local (SEDL) é um evento pan-europeu que decorre por volta do dia 15 de outubro, como um tributo à Carta Europeia da Autonomia Local. A Câmara Municipal de Valongo participa ativamente na SEDL, desde 2014, «com o objetivo de estimular a cidadania e a democracia participativa. Este evento reúne um conjunto de iniciativas diversificadas e gratuitas, tais como conferências, inaugurações, cursos breves, teatro, prática desportiva e exposições».

    A autarquia explica que «a candidatura apresentada na UM-Cidades pelo Município de Valongo refere-se à edição da SEDL de 2020. Para este projeto, foram delineadas um total de 114 atividades, entre conferências, workshops, teatros, exposições e inaugurações de 13 a 1 de novembro de 2020, maioritariamente em formato online, tendo em conta o contexto atual que o país atravessava e que envolveram jovens em idade escolar e cidadãos em geral. Considerou-se como principal objetivo a abrangência do maior público possível no Concelho para direcionar e fazer refletir sobre as questões inerentes à Democracia Local, e estabelecer a ponte com os direitos e deveres de cada cidadão no seu município e país. Procurou-se englobar, de forma ativa, diferentes iniciativas que conduzam o cidadão a desempenhar um papel decisivo nos processos de participação pública, assim como desmistificar alguns conceitos inerentes a esta temática. O programa incluiu o que de melhor é feito no território de Valongo, mas também a partilha de boas práticas na governança a nível internacional, ao nível dos SGd´s, recursos naturais, gestão e organização do espaço público, proteção e esclarecimento do cidadão, e como essas práticas têm tido impacto direto na vida dos munícipes».

    «Acreditamos que iniciativas como esta (SEDL) constituem o referencial de ação que garante as melhores condições para uma participação ativa por parte dos cidadãos, de atores públicos e privados, na formulação e implementação das políticas públicas que considerem mais ajustadas ao território», salientou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, no final da Cerimónia de Entrega dos Prémios do “Concurso Municípios do Ano 2021”, que se realizou no dia 2 de dezembro de 2021, no Funchal, concelho vencedor do principal galardão em 2019.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].