Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2021

    SECÇÃO: Destaque


    Exposição de arte sacra no Museu Municipal de Valongo

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Está patente no Museu Municipal de Valongo até ao fim deste ano (31 de dezembro) uma interessantíssima Exposição de Património Artístico e Religioso do Concelho, denominada “Arte in Excelsis”, da responsabilidade do núcleo de Museologia, da Divisão de Cultura e Turismo, nas pessoas de Manuela Ribeiro e Isaura Marinho.

    Como refere a organização, no folheto que serve de guia a quem a visita, «a arte sacra constitui uma categoria muito própria da produção artística, enquanto evidência material do homem e da sua relação com o sagrado».

    foto
    As dezenas de peças expostas, sejam imagens de Cristo, Nossa Senhora, ou Santos, objetos de arte sacra, litúrgicos ou paramentos, têm, todas elas, pequenas anotações que ajudam a identificar a peça, o tempo de produção e o local de pertença.

    Podem ser admiradas notáveis obras de arte sacra das cinco paróquias do município. Assim, da Paróquia de S. Vicente de Alfena, entre várias imagens, destacam-se as de Nossa Senhora da Assunção (em madeira policromada e coroa de prata do séc. XVIII); e a das “Santas Mães” (do mesmo séc., no mesmo material e com coroa e resplendor em prata). Da Paróquia de S. Martinho de Campo destacam-se a Casula Romana e Estola (séc. XIX), em seda e bordadas a fio de ouro que os sacerdotes usavam nas Missas de Festa; e a “Custódia-Cálice”, do mesmo séc., em prata dourada com incrustações de pedra e de vidro. Da Paróquia de S. Lourenço de Ermesinde, há várias peças de arte sacra, sobretudo da Igreja Matriz e da Igreja de Santa Rita, destacando as seguintes: uma “Custódia-Cálice”, do séc. XIX, em prata dourada e vidro, da Igreja de S. Lourenço; e a Nossa Senhora do Bom Despacho, do séc. XVIII (em madeira policromada), da Igreja de Santa Rita, considerada uma das mais belas imagens de Nossa Senhora de toda a diocese do Porto. Da Paróquia de Santo André de Sobrado damos destaque a um Cálice, do séc. XVII (1687) em prata lavrada que foi oferecido à Paróquia por Francisco Ferreira Marques; e à imagem de Nossa Senhora do Pilar, também do séc. XVII, em madeira policromada. Da Paróquia de Valongo, com muitas obras na Exposição, o nosso destaque vai para a imagem de S. Mamede, do séc. XVII, em madeira policromada e para a imagem de S. Miguel Arcanjo, do séc. XVIII, igualmente em madeira policromada, que pertenceu à Capela de S. Bruno que existiu no edifício onde esteve instalada a Câmara Municipal e que agora serve de Arquivo Histórico e Museu Municipal.

    foto
    O Bispo do Porto, D. Manuel Linda, em texto que elaborou propositadamente para Esta Exposição afirma: «a arte que toca o religioso tem muitos dados que a credibilizam: a mais numerosa em Portugal, com um acervo total de cerca de 80% de tudo o que consideramos património artístico; a que possui as peças consideradas mais valiosas; a mais diversificada, pois vai da arquitetura à música, da escultura à pintura».

    Nesta quadra natalícia deixamos o convite a uma visita ao Museu Municipal de Valongo, concretamente à Exposição “Arte in Excelsis”, que reúne quase uma centena de peças de arte sacra, entre esculturas, pinturas, objetos em prata, missais e paramentos litúrgicos, provenientes de todas as paróquias do concelho, concordando com a afirmação do Presidente da Câmara que, a este respeito, escreveu: «É esta sublime viagem que se pretende transmitir ao visitante».

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].