Arquivo: Edição de 31-07-2021
SECÇÃO:
Local
|
NOTICIAS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE
Visita à Vila Beatriz
No âmbito da disciplina de Património da Universidade Sénior de Ermesinde (USE), módulo da História da Azulejaria Portuguesa, a Dr.ª Mariana Filipa Lemos agendou uma visita à Quinta Vila Beatriz no passado dia 29 de junho e que teve a participação de cerca de 11 alunos.
A Vila Beatriz foi edificada no início do séc. XX por Amadeu Ferreira de Sousa Vilar. Em 1985 a Câmara Municipal de Valongo adquiriu a vivenda e os terrenos envolventes e adaptou-os como Centro Sociocultural, possuindo um polo de leitura da Biblioteca Municipal de Valongo, espaços de exposições e palestras e um parque infantil. O edifício está enriquecido por painéis azulejares da Fábrica Aleluia, de Aveiro, com temas rurais e bucólicos sendo, talvez, o expoente máximo da azulejaria na nossa cidade e objeto principal da nossa visita.
Ao longo de oito sessões, através de plataformas digitais, fomos aprendendo o que de mais relevante existe nesta forma de arte com grande enfoque na azulejaria no norte do país e em particular a existente na nossa cidade. Esta visita permitiu a visualização dos painéis azulejares e os seus elementos de forma presencial e a consolidação dos ensinamentos adquiridos sobre a azulejaria em Portugal.
Começamos agora as férias com a esperança que no próximo ano letivo possamos retomar as nossas atividades de forma presencial.
Germano Castro
|