Circuito de Contemplação de Valongo foi inaugurado
|
Fotos CMV |
O Circuito de Contemplação de Valongo está concluído e foi oficialmente inaugurado no passado dia 10 de julho. Ao longo dos cerca de 30 quilómetros de circuito, o visitante tem a possibilidade de descansar e apreciar a paisagem, aproveitando para registar fotograficamente a sua passagem pelo território nos três baloiços (Monte Alto/Sanatório, Santa Justa/Campo de Tiro, Quintarei /Marco Geodésico) e nos três imponentes tronos Romanos (Miradouro de Santa Justa, Vale da Tranquilidade e Alto de Pias).
Com elevações entre 350/400 metros acima da linha do mar, é possível usufruir de vistas magníficas sobre o Porto, Vila Nova de Gaia, Maia e Matosinhos, isto para o lado da faixa costeira. Para o interior, permite desfrutar de vales e serras. Em dias de boa visibilidade, permite visualizar até à Serra do Marão.
Segundo a Câmara de Valongo, o investimento global no Circuito de Contemplação foi de 42.681 euros, incluindo a construção e implantação dos baloiços e dos tronos romanos, bem como a produção e colocação de sinalética específica, com levantamento e mapeamento do percurso geral, bem como dos acessos rápidos. O Trono do Miradouro na Santa Justa foi equipado com rampas para ser acessível a pessoas em cadeira de rodas.
|
«Continuamos a ativar o território. Esta nova infraestrutura vem completar um ciclo de investimento de aproximadamente 750.000 euros nas nossas serras e insere-se na rede de equipamentos de lazer e desporto ao ar livre «Valongo inOutdoor», que inclui já os Centros de BTT, de Trail Running, de Percursos Equestres e de Escalada e também os Centros de Marcha e Corrida de Valongo e de Ermesinde. Em breve, avança a construção da Escadaria Cuca Macuca, na Serra de Santa Justa», salienta José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara de Valongo, sublinhando a importância destas infraestruturas de fruição livre e gratuita para a manutenção/recuperação da saúde física e mental da população no período pós-pandemia.
Para o autarca que também preside ao Conselho Executivo do Parque das Serras do Porto, «estas infraestruturas representam uma poderosa mais-valia não só para a dinamização das Serras do Porto, mas também para toda a Área Metropolitana, onde o concelho de Valongo se assume como a Capital do Desporto Outdoor».
|