Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2021

    SECÇÃO: Destaque


    DIA DA CIDADE DE ERMESINDE

    Ermesinde a Ver e a Ler

    Foto CMV
    Foto CMV
    Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia Covid 19, os ermesindenses não puderam celebrar festivamente a elevação de Ermesinde a Cidade, devido às fortes medidas restritivas no que respeita à concentração de pessoas.

    Resta, no entanto, a esperança de que no próximo ano, já livres desta “peste”, todos os ermesindenses possam comemorar o seu aniversário de uma forma mais espetacular como era costume em anos anteriores.

    Mesmo assim o centro da cidade – Praça da Estação, Rua 5 de Outubro, Rua Rodrigues de Freitas e Parque Urbano engalanaram-se mostrando aos mais distraídos que o tempo era de festa e de comemorações. Tiras brancas cobriam estes espaços, refrescando um pouco a sensação de muito calor, que o verão por aqui vai impondo e fazendo lembrar a saudade da noite branca dos bombos.

    O Programa deste ano consistiu, sobretudo na inauguração de Exposições e na promoção da leitura no espaço público.

    Um dos pontos do programa foi a inauguração da Exposição “Vórtex Temporal - Uma Homenagem a Ermesinde”, no dia 13 de julho, que é constituída por um conjunto de fotografias da Cidade, «através das objetivas que cobrem um arco de tempo marcado pela inolvidável memória dos lugares». Trata-se de mais de uma dezena e meia de painéis iluminados, de diferentes imagens, que permitem fazer uma retrospetiva histórica de Ermesinde. Esta exposição que se encontra no Parque Urbano de Ermesinde vai estar patente até ao próximo dia 12 de setembro.

    Foi apresentado também, no Fórum Cultural de Ermesinde, o “Cartão Municipal” de Valongo, que ostenta imagens diferentes, uma por cada Freguesia do Concelho. O “Cartão Municipal” pretende a concessão de vantagens para os munícipes e para o comércio local.

    Ainda no dia 13 de julho, o exato Dia das Comemorações da Elevação de Ermesinde a Cidade, para além do lançamento do 3.º livro de Jacinto Soares (ver notícia em pormenor noutro espaço desta edição) foi inaugurada a exposição “Urban Sketchers em Ermesinde” que vai ficar patente até dia 12 de setembro, no Fórum Cultural de Ermesinde (ver notícia à parte).

    Também no âmbito das Comemorações do 31.º Aniversário da elevação de Ermesinde a Cidade houve a promoção da leitura. Foi por iniciativa das Bibliotecas Municipais de Valongo que decorreram, entre os dias 13 e 18 de julho, sessões de leitura animada de poemas e de outos textos literários dinamizada pela Ágorarte - Associação Cultural e Artística, Universidade Sénior de Ermesinde (os primeiros três dias), mas também pelo pela Associação Carrossel de Letras - Artes e Entretenimento e pelo Sabor a Teatro – Associação Cultural (nos restantes dias).

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].