Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2021

    SECÇÃO: Destaque


    ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2021 - CANDIDATURA DA CDU - COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA

    Valongo - Futuro de Confiança Trabalho, Honestidade e Competência

    ADRIANO RIBEIRO
    ADRIANO RIBEIRO
    A CDU apresenta-se às eleições autárquicas com trabalho feito no Concelho de Valongo. Trabalho que deixou marca quando estivemos representados no executivo da Câmara Municipal no mandato anterior e trabalho que deixa marca no mandato que agora finda, através da vasta intervenção desenvolvida na Assembleia Municipal, mesmo num contexto desfavorável e pelo abuso da maioria absoluta do PS na Câmara e na Assembleia Municipal. Indicamos alguns dos objetivos que nortearão o nosso compromisso com a população do Concelho.

    UM CONCELHO COM DIRIGENTES QUE PRESTAM REALMENTE CONTAS E QUE OUVEM OS CIDADÃOS

    Valongo foi notícia nos jornais por estar num índice de transparência, faltando dizer que este índice apenas se refere áquilo que é publicado no site da CM. A transparência que consideramos importante vai mais para lá, da mera propaganda do Executivo.

    Assim, promoveremos a discussão conjunta e a planificação coletiva sobre o futuro do concelho, os espaços de participação dos cidadãos não os deixando ficar confinados a modelos que as leis formalmente obrigam. É fundamental fazer chegar as reuniões da Câmara e da Assembleia Municipal a cada casa, com a difusão online das sessões e abertura das sessões para participação dos munícipes, presencial ou pelos meios digitais. Trataremos todas as freguesias por igual, independentemente da cor política de quem as governa.

    UM CONCELHO COM QUALIDADE AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

    Atuaremos no sentido da despoluição dos rios Leça e Ferreira, com a identificação das fontes poluidoras, a recuperação das suas margens e a criação de percursos pedestres e ciclovias junto a elas. Recuperaremos as muitas linhas de água que atravessam o concelho. Defenderemos a implementação de uma outra política florestal, que combata as monoculturas, potencie a rentabilidade económica da floresta (aproveitando os resíduos florestais para a produção de energia: biomassa). Prestaremos apoio aos pequenos e médios agricultores e produtores florestais, no reflorestamento em espécies autóctones, reativando um setor produtivo e de um espaço que tem sido progressivamente abandonado. Avançaremos para a criação de um horto para a flora autóctone.

    Criaremos uma rede municipal de parques de proximidade, junto dos novos empreendimentos urbanísticos, e construiremos mais jardins, apostando ainda na arborização das estradas municipais, ruas e avenidas em todo o concelho, eliminando o empedramentos dos nossos jardins.

    Asseguraremos o cumprimento rigoroso do PDM e a introdução de medidas para o seu melhoramento e acompanhamento da sua execução.

    Reformularemos a estratégia de recolha seletiva de lixos, aumentando a abrangência da recolha seletiva porta-a-porta. Diminuiremos as taxas cobradas do lixo em geral, baixando valores a quem efetuar a reciclagem.

    UM CONCELHO COM MOBILIDADE FACILITADA

    A aproximação entre freguesias e a coesão territorial terá a atenção devida. Organizaremos uma rede de transportes capaz de garantir eficazmente a mobilidade da população dentro do concelho, planificando uma rede de transportes públicos. Encetaremos diligências junto das entidades competentes para as sensibilizar para o fim das portagens em todo o Concelho de Valongo, na consideração de que a beneficiação do Sublanço Águas Santa/Ermesinde na A4, não virá a ser a solução para os estrangulamentos constantes na zona de acesso de Ermesinde à A4 e vice-versa. Englobamos também o fim dos pórticos na A41, com o objetivo de melhoria da mobilidade do concelho.

    UM CONCELHO SOCIALMENTE JUSTO

    Desenvolveremos um projeto de requalificação de toda a habitação social do concelho. Procuraremos garantir que todos estes espaços sejam servidos por transportes públicos, de forma a romper com o seu isolamento.

    Apostaremos na concretização da Estratégia Local de Habitação que visa dar resposta às carências habitacionais do concelho, não esperando pelo Natal para a entrega das casas devolutas que entretanto vão surgindo. Reforçaremos os meios e âmbito de intervenção dos serviços de ação social da Câmara. Promoveremos a articulação dos centros de dia para idosos com jardins de infância, em parcerias de participação entre gerações, através de atividades educativas. Criaremos uma agenda de Ocupação de Tempos Livres Sénior permanente, visando colmatar a ausência de atividades para a população idosa do concelho.

    UM CONCELHO EMPREENDEDOR E CRIADOR DE EMPREGO

    Reforçaremos a aposta no desenvolvimento das Zonas Industriais de Campo, Alfena e Sobrado, procurando atrair mais empresas ao concelho. Incentivando com a baixa da derrama à fixação de pequenas e médias empresas, com uma taxa menor para aquelas que tenham lucros abaixo dos 150mil euros. Nos principais centros urbanos, apostaremos no fomento do comércio, em particular do pequeno comércio, criando linhas de apoio ao comércio local. Dinamizaremos as feiras e mercados locais, articulando com medidas de promoção da agricultura familiar e biológica e de uma rede de escoamento dos produtos da sua origem.

    UM CONCELHO COM SERVIÇOS PÚBLICOS EFICIENTES E TARIFAS JUSTAS

    Assumiremos, como sempre o fizemos, a defesa da água como bem público: Defenderemos o resgate do serviço das águas, dos interesses privados. Comprometemo-nos a estudar em pormenor os mecanismos legais para a redução das tarifas e a eliminação das taxas injustificadas e abusivas.

    Apostaremos no melhoramento da rede de saneamento e na promoção do correto funcionamento das ETAR's de Ermesinde e Campo. Diminuiremos as taxas de construção e exploração cobradas ao setor produtivo e a diminuição do IMI em constante aumento de cobrança de valores. Promoveremos a desburocratização dos serviços municipais, respondendo em tempo útil às necessidades dos cidadãos.

    UM CONCELHO QUE VALORIZA A SAÚDE DOS QUE NELE VIVEM

    Investiremos de forma séria e planeada nos cuidados primários com a garantia de médico e enfermeiro de família para todos e a inclusão de outras especialidades médicas. Defenderemos a criação de condições para a realização de alguns exames de diagnóstico, garantindo que a grande maioria dos episódios médicos têm solução a tais níveis de cuidados. Continuaremos a defender a reabertura do atendimento de Urgências no Hospital de Valongo, como forma de melhorar o serviço ás populações de Valongo e Concelhos limítrofes.

    UM CONCELHO QUE PROMOVE O DESPORTO E A CULTURA

    Apostaremos na defesa do património do cultural do concelho, não esquecendo a candidatura das Bugiadas e Mouriscadas, em Sobrado a Património Cultural Imaterial. Reconheceremos e apoiaremos manifestações inovadoras, como bandas de pop, rock e outras formas de criação artística com residência no concelho. Reforçaremos o apoio às associações e coletividades e apostaremos no seu envolvimento na política cultural autárquica, de acordo com um plano e exigências de transparência e participação democrática acerca dos apoios financeiros a conceder. Disponibilizaremos apoio administrativo e jurídico aos clubes, quer para a defesa dos seus direitos enquanto instituições de utilidade pública quer para os apoiar no recurso a apoios financeiros que são disponibilizados a nível nacional e europeu. Apostaremos na formação de públicos e no trabalho junto das escolas, promovendo atividades extracurriculares vocacionadas para a criação artística e para o reforço da ligação das crianças e jovens ao seu concelho, envolvidas em parcerias com as nossas escolas.

    foto

    UM CONCELHO QUE APOSTA NO APOIO AOS MAIS NOVOS E NA QUALIFICAÇÃO

    Criaremos uma rede pública municipal de creches e infantários e promoveremos o alargamento da cobertura de ATL’s, em articulação com entidades que atuam nestas áreas.

    Reforçaremos o investimento nas bibliotecas escolares, em articulação com a Biblioteca Municipal, designadamente através da criação de um sistema integrado de informação que permita a partilha de recursos. Desenvolveremos, em conjunto com as Escolas Secundárias e a Escola Profissional de Valongo, um Plano Municipal para a Formação de Adultos, numa clara aposta na formação ao longo da vida para todos os habitantes. Promoveremos a participação dos jovens na vida política, desmistificando a ideia de que a política é uma atividade socialmente negativa, permitindo que façam escolhas e que vejam essas escolhas implementadas. Exigiremos o término das obras na Escola Secundária de Ermesinde e o inicio das obras na Escola Básica VallisLongus e na Escola Secundária de Valongo.

    Algumas questões finais marcantes pela discussão criada em final deste mandato

    Defenderemos a eliminação do aterro em Sobrado, da responsabilidade dos dois partidos maioritariamente responsáveis pela sua existência e manutenção, os quais, não resolvendo o seu fim, e ao mesmo tempo que sacodem a água do capote, vai causando enormes problemas de saúde à população local. Continuaremos a desenvolver as ações necessárias para a criação da Freguesia de Sobrado e a Freguesia de Campo, pondo fim a uma medida que tem a mão dos mesmos partidos responsáveis por tal situação, correspondendo assim aos interesses das populações de ambas as Freguesias. Exigiremos a aplicação das medidas previstas, mesmo que habilidosamente o Governo tenha remetido tal solução para além da realização das próximas eleições autárquicas.

    Continuaremos a reforçar a promoção de uma melhor discussão acerca da ligação entre Alfena e Valongo, pelo conhecido Nó do Lombelho, a qual permita um melhor envolvimento territorial através das duas freguesias, melhorando ainda a solução para transportes públicos a abranger a Escola Secundária de Alfena, em direção aos pontos centrais das duas Freguesias.

    Tratam-se de medidas às quais prestamos sempre a sua melhor defesa na Câmara e na Assembleia Municipal, apresentado sugestões e medidas, ao longo do último mandato, mesmo que muitas delas mantenham permanentes adiamentos de soluções.

    No seu conjunto e não sendo este um documento final do programa da CDU para o Concelho de Valongo, são propostas que devam ser avaliadas pela população do Concelho, e sobre as quais assumimos o compromisso da sua defesa junto da população.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].