Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2021

    SECÇÃO: Saúde


    foto
    UMA QUESTÃO DE SAÚDE
    foto

    O que são os Cuidados Paliativos?

    O ciclo de vida do ser humano começa quando este nasce (ou até mesmo antes!) e culmina, inevitavelmente, com a sua morte. Em qualquer momento, durante este percurso, toda e qualquer pessoa é digna de receber cuidados de saúde adequados e personalizados, especialmente no fim de vida.

    Os Cuidados Paliativos consistem em cuidados especializados, multidisciplinares, destinados a todas as pessoas que vivem com doenças graves, avançadas e progressivas, e não apenas a doentes “terminais”, como vulgarmente são designados. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (2002), os Cuidados Paliativos “visam melhorar a qualidade de vida dos doentes com doenças que ameaçam a vida, e suas famílias, prevenindo e aliviando o sofrimento através da deteção precoce, avaliação adequada e tratamento rigoroso dos problemas físicos, psicossociais e espirituais.”

    Os Cuidados Paliativos têm como objetivo proporcionar alívio de sintomas e apoio psicológico e, de certo modo, espiritual. É apropriado recomendar este tipo de cuidados em todas as idades, incluindo a pediátrica, e mesmo em fases mais iniciais de doenças graves, podendo ser aplicados ao mesmo tempo que se realizam tratamentos com intuito curativo. Possibilitam, igualmente, que o doente possa passar mais tempo na sua própria casa, recebendo cuidados domiciliários, estando mais próximo da sua família.

    Estes cuidados permitem, em última instância, melhorar a qualidade de vida do doente, da sua família e do(s) seu(s) cuidador(es), se for esse o caso. Uma equipa especializada de médicos, enfermeiros e outros profissionais qualificados trabalham, em conjunto, para providenciar um leque de cuidados ao doente, que abrangem aspetos desde a alimentação até à gestão da medicação.

    Os Cuidados Paliativos assentam, de forma simplificada, nos princípios que se descrevem de seguida:

    • Apoio emocional e comunicação eficaz e terapêutica

    • Apoio à família

    • Trabalho de equipa (interdisciplinar e multidisciplinar)

    • Controlo de sintomas

    De acordo com a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, de forma descomplicada, os Cuidados Paliativos destinam-se a pessoas que apresentem:

    • Malformações congénitas/outras situações que dependam de terapêutica de suporte de vida e/ou apoio de longa duração para as suas atividades de vida diárias;

    • Qualquer doença aguda, grave e ameaçadora da vida onde a cura ou reversibilidade é um objetivo realista, mas a situação em si própria, ou o seu tratamento, tem significativos efeitos negativos dando origem a uma qualidade de vida insatisfatória e/ou sofrimento;

    foto

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    Telma Lopes - Médica Especialista de Medicina Geral e Familiar, UCSP Campo ACES Maia/Valongo

    Catarina Rebelo - Médica Interna de Medicina Geral e Familiar, Matosinhos

     

    Outras Notícias

    · MEDICINA DE A a Z (Continuação)

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].