Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2020

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Tertúlia À Conversa com... Marisa Almeida, investigadora do CIIMAR

    No dia 4 de março, às 17h30m, na Biblioteca da Escola Sede realizou-se a tertúlia À Conversa com... Marisa Almeida, investigadora do CIIMAR, dirigida a toda comunidade escolar.

    Esta tertúlia, intitulada Fito-ETAR: uma tecnologia verde para limpar águas residuais, realizada em articulação com o Departamento de Ciências Experimentais, enquadrou-se no âmbito do Ano Internacional da Fitossanidade.

    A professora doutora Marisa Almeida (ex-aluna da Escola Secundária de Ermesinde) explicou que as fito-ETARs são sistemas de zonas húmidas, construídos para tratar águas residuais ou poluídas.

    Esta tecnologia verde tem sido utilizada não só para a remoção de poluentes comuns, nomeadamente nutrientes, matéria orgânica ou bactérias, de poluentes persistentes, como os pesticidas ou os hidrocarbonetos e também de poluentes emergentes, como medicamentos e produtos de higiene pessoal (desodorizantes, shampoos, …).

    No final a plateia, constituída por docentes, alunos, pais e outros elementos da comunidade local colocou à investigadora algumas questões sobre a forma como os dirigentes políticos estão a integrar esta tecnologia na gestão do território, a aceitação da sua implementação por parte das comunidades e a forma como cada um de nós pode contribuir para uma economia mais sustentável.

    Esta tertúlia proporcionou um momento de reflexão sobre um dos temas mais prementes da Cidadania Global, que aposta no respeito e na valoração da diversidade, na defesa do meio ambiente, no consumo responsável e no respeito pelos Direitos Humanos individuais e sociais.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].