Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2020

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Intercâmbio entre Agrupamento de Escolas de São Lourenço, Erasmus e Liga Portuguesa Contra o Cancro

    foto
    No dia 20 de fevereiro, no âmbito do programa Erasmus, o Agrupamento de Escolas de São Lourenço - Ermesinde foi visitar a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

    O objetivo foi dar a conhecer a duas professoras que se deslocaram de Espanha o protocolo estabelecido entre várias escolas da região norte e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, nomeadamente no Projeto Educação Para a Saúde. A visita foi orientada pela Dra. Cristiana Fonseca, que se mostrou muito recetiva. Após a receção, em que a Dra. Cristina Fonseca apresentou algumas informações sobre a fundação da Instituição e os seus objetivos, salientando que a Liga não tem qualquer comparticipação do Estado, vivem do contributo da sociedade civil através de eventos criados durante o ano para angariação de fundos, seguiu-se uma visita guiada aos diferentes departamentos da Liga. Para além do espaço onde se prepara o peditório anual que mantém viva a Instituição, a visita passou pelos serviços de apoio (dormitórios femininos e dormitórios masculinos, sala de convívio) aos doentes em fase de tratamentos no Instituto Português de Oncologia e que vivem em zonas longínquas, uma aposta na humanização dos serviços, salientou a Dra. Cristina Fonseca. Seguiu-se a visita ao laboratório que recebe alunos do ensino secundário, no âmbito da disciplina de Biologia, onde lhes é proporcionado realizar experiências em pequenos grupos, e ao espaço destinado ao rastreio do cancro da mama.

    Esta visita, para além de mostrar o espaço, veio informar das várias atividades lúdico-pedagógicas que se realizam entre a Liga e as escolas, desde o primeiro ciclo, no sentido de sensibilizar os alunos, e a comunidade em geral, para uma vida saudável, promovendo a educação para a saúde e uma prevenção eficaz da doença oncológica.

    Isabel Vilhena*

    *Professora da Escola Básica de São Lourenço – Ermesinde

    Coordenadora do Projeto Educação para a Saúde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].