Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2020

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Agrupamento de Escolas de São Lourenço, parceiro do Projeto "Cuidate, Cuídalo" do Programa Erasmus+ KA1

    Foi com muito gosto que o Agrupamento de Escolas de São Lourenço aceitou desenvolver o Projeto “Cuídate, Cuídalos” com professoras o Colégio Marista N. Srª del Carmen de Badajoz Espanha no âmbito do Programa Erasmus+ KA1. Este projeto envolve escolas de vários países: Espanha, Portugal, Inglaterra e Itália.

    De 17 a 21 de fevereiro, as escolas e jardins de infância deste agrupamento abriram as suas portas para receber duas professoras espanholas, para realizar um JOB-SHADOWING (visualização de boas práticas) sobre saúde física e emocional, educação ambiental, inclusão e melhoria do relacionamento entre pares.

    Este projeto foi articulado pela docente Celina Martins, do departamento de Educação Especial e contou com a distinta colaboração de vários docentes e educadoras, bem como das Equipas de Articulação Curricular, do Projeto de Saúde Escolar e do Gabinete de Inclusão Escolar.

    Foram dadas a conhecer as diversas parcerias com instituições do âmbito da Saúde e do Ambiente e demonstraram-se experiências e atividades educativas alusivas. Realizou-se uma visita à Liga Portuguesa Contra o Cancro com destaque para as ações educativas desta instituição com as escolas. As enfermeiras do Centro de Saúde de Ermesinde descreveram as diversas ações que desenvolvem nas escolas e realizaram sessões sobre a temática "Adição ao Ecran - dormir bem, envelhecer melhor" com alunos do 5.º ano. Foi promovida uma sessão de esclarecimento com as técnicas da Lipor sobre Educação Ambiental e as ações implementadas nas escolas. Demonstraram-se ainda ações de sensibilização sobre "Identidade e Género" em colaboração com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e a Rede Ex aequo.

    Estas Professoras interagiram com as nossas crianças e jovens de diferentes idades e com diferentes necessidades, observando atividades de promoção de relacionamento interpessoal com pares e inclusão de crianças com necessidades educativas nas suas salas de aula e nos diferentes espaços escolares. Presenciaram sessões de higiene oral e alimentação saudável, meditação em sala de aula, entre outras.

    No sentido de demonstrar o projeto de "Relajación y Interioridad" que desenvolvem no seu colégio desde os três anos de idade até aos 18, as docentes desenvolveram sessões variadas de relaxamento e inteligência emocional com os nossos alunos, que ficaram maravilhados com a novidade das experiências.

    Foram assim promovidos variados momentos de partilha de experiências e saberes, entre docentes, técnicos especializados e outros parceiros, no sentido de conhecermos mais para podermos fazer melhor.

    Celina Martins*

    *Docente de Educação Especial, pertencente à Equipa de Articulação Curricular

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].