Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 29-02-2020

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Promove Formação para Professores “Para uma Escola Melhor – trabalho colaborativo entre professores”

    foto
    A pensar nos inúmeros desafios que a docência coloca face à configuração e ao desenvolvimento do currículo, com vista ao sucesso pleno dos alunos, realizou-se no dia 05 de fevereiro, no auditório da Escola Básica de São Lourenço, uma sessão de esclarecimento sobre Trabalho Colaborativo destinada a professores.

    A atividade, integrada no “Ciclo de Conferências” promovido pela Equipa de Cidadania, em articulação com a Equipa de Articulação, tinha como objetivo central refletir a “educação hoje”, fazendo a ponte com o trabalho colaborativo, em termos organizacionais, pedagógicos e direção de turma. Para esse efeito, o Agrupamento convidou a Professora Doutora Marisa Simões Carvalho, docente na Universidade Católica do Porto nas áreas da Psicologia Escolar, Psicologia Vocacional e Educação Inclusiva, com uma ampla experiência como psicóloga em agrupamentos de escolas. No seu curriculum, Marisa Carvalho, inclui também a coautoria do Manual de Apoio à Prática para a Educação Inclusiva da Direção Geral de Educação.

    A sessão foi conduzida no sentido de uma reflexão conjunta acerca da importância do trabalho colaborativo numa sociedade em constante mudança, onde a imprevisibilidade quanto ao futuro e as incertezas quanto ao mercado de trabalho são grandes, que a escola, como meio privilegiado de formação integral dos indivíduos, não pode ser indiferente. Partindo desta evidência, a formação dos alunos exige que os professores tenham em conta as dúvidas quanto às profissões futuras, que cidadãos querem formar, promovendo práticas pedagógicas inovadoras que desenvolvam nos alunos competências transversais, em relação estreita com o documento “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória”. O trabalho colaborativo aparece como o ambiente propício, em que são incentivadas as interações entre professores, a troca de experiências e a reflexão coletiva, que contribui para melhores atividades em sala de aula e promove o sucesso do aluno. Num discurso, que quis interativo, a Professora Doutora Marisa Carvalho destacou a relevância da estruturação e desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos alunos, numa lógica de os preparar para aprender ao longo da vida, valorizando aspetos como a comunicação e o trabalho colaborativo. Salientou que não é possível centrar o ensino num só tipo de competências ou conhecimentos, é preciso ensinar os alunos a posicionarem-se na informação que vão obtendo e a escola, como meio de transformação, deverá envolver a família e a comunidade neste compromisso de colaboração. Compromisso com a colaboração que Marisa Carvalho diz dever percorrer tudo o que é ação do professor (incluindo o processo de avaliação do aluno). Apontou, ainda, que se deve perder a ideia que a inovação pedagógica é apenas tecnologia.

    Na sessão, com a duração de 90 minutos, “melhorar”, “partilhar”, “rentabilizar”, “interagir”, “aprender”, “refletir”, “flexibilizar”, “ajudar”, “construir” “comprometer-se” foram palavras repetidas, mostrando que os professores estão disponíveis para evoluir e ultrapassar receios. O foco é sempre numa lógica de transformar os processos de ensino-aprendizagem para responder a todos os alunos. É pensar de forma interdisciplinar. É colaborar com os alunos, é dar voz às suas necessidades e interesses. É trabalhar para uma escola inclusiva.

    “Para uma Escola Melhor – trabalho colaborativo entre professores”, e o convite feito à Professora Doutora Marisa Simões Carvalho, vem mostrar que o Agrupamento de Escolas de São Lourenço está aberto a dinâmicas que permitem aos seus professores inovar e agir colaborativa e coletivamente no caminho do sucesso integral dos seus alunos e de uma Escola Melhor.

    Conceição Teixeira e Isabel Vilhena

    Professoras da Escola Básica de São Lourenço – Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].