Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 29-02-2020

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Aprender com a Biblioteca e o Currículo

    foto
    A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de S. Lourenço, em parceria com o Oceanário de Lisboa e a LIPOR, uniram-se em torno de uma preocupação comum – a poluição dos oceanos.

    Tendo em conta que 97% da água que existe no nosso Planeta se situa no oceano, é importante pensarmos todos na sustentabilidade deste recurso que está a ser invadido por plástico, afetando os ecossistemas marinhos.

    Se pensarmos na durabilidade e resistência do plástico, facilmente compreendemos os malefícios que este acarreta devido ao seu uso descontrolado: é confundido por alimento e ingerido pelos animais marinhos, estes sofrem com a sua toxicidade,ficam aprisionados sofrendo lesões permanentes, e ainda, influenciam negativamente o seu habitat.

    Estas são razões suficientes para justificarem a necessidade da sensibilização junto das populações, no sentido da importância da redução do uso dos plásticos.

    A escola tem aqui um papel educativo e a Biblioteca Escolar, ciente disso, assumiu essa responsabilidade, através da criação de um projeto sobre “Plasticologia”,onde se pretende promover e incentivar a articulação das atividades da BE com o currículo, ao desenvolver um trabalho colaborativo de literacia da leitura, da informação e dos media,para crianças de Jardim de Infância, alunos do 3º, 6.º e 8.º anos de escolaridade, pais e encarregados de educação.

    No primeiro período foram realizadas 17 sessões de sensibilização sobre Plasticologia Marinha (3.º e 5.º anos)e, para isso, contámos com a preciosa colaboração de dois biólogos (formadores/ educadores do Oceanário de Lisboa). Em novembro decorreu o concurso de desenhos alusivos ao tema para os 3.ºs anos, em articulação com as famílias e o concurso de slogans para o 8.º ano, na disciplina de português. No início deste período, o 6.º ano, na disciplina de TIC, irá elaborar cartazes, cujas imagens serão os desenhos premiados e os slogans que ganharem o concurso. Estes servirão para alertar as famílias e toda a população escolar das diferentes escolas onde o projeto se desenvolve e motivar os alunos a terem atitudes e comportamentos adequados para um ambiente sustentável.

    No final deste ano letivo queremos ter conseguido chegar mais longe, no que diz respeito à alteração de comportamentos em prole da conservação do nosso património ambiental.

    JUNTE-SE A NÓS e pense duas vezes antes de usar o plástico!

    Biblioteca Escolar

    Agrupamento de Escolas de S. Lourenço.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].