Jograis do Leça na Escola Secundária de Rio Tinto
|
Foto USE |
Mais de centena e meia de alunos do ensino secundário assistiram, muito atentos, no passado dia 18 de fevereiro, ao espetáculo “Azul e Lágrimas” que os “Jograis do Leça” apresentaram no Auditório n.º 1 da Escola Secundária de Rio Tinto, sede do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 3, um dos maiores agrupamentos escolares do país.
Recorde-se que os “Jograis do Leça” é uma das valências da Ágorarte – Associação Cultural e Artística, coordenada por Manuel Friães, e que o espetáculo em referência já foi apresentado por este grupo em vários estabelecimentos de ensino.
A temática enquadra-se perfeitamente na gesta dos “Descobrimentos Portugueses”, que faz parte da matéria lecionada no 10.º ano de escolaridade de Humanidades. E foram esses alunos que encheram o maior auditório daquele estabelecimento de ensino, correspondendo à iniciativa do representante dos professores de História daquele Agrupamento, Manuel Augusto Dias, que havia solicitado, logo no início do ano letivo, à Ágorarte a exibição deste seu grupo.
A atuação, apesar de alguns contratempos tecnológicos, foi bem conseguida e agradou aos alunos que a ela assistiram de forma bastante concentrada – alguns ainda se assustaram com a forte voz do “mostrengo” mas depressa se aperceberam que afinal estavam comodamente sentados no anfiteatro – não deixando de aplaudir o grupo de forma bastante enérgica quando o espetáculo chegou ao fim.
Uma palavra também para o estreante do grupo, João Ferreira, que não destoou da qualidade que o grupo evidencia em termos coletivos. Está prevista, para breve, a apresentação deste espetáculo também no Agrupamento das Escolas de S. Lourenço em Ermesinde.
|