Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-05-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 29-02-2020

    SECÇÃO: Destaque


    NO DECORRER DA SUA APRESENTAÇÃO A LÍDER DA FEDERAÇÃO DISTRITAL DO PS PORTO:

    José Manuel Ribeiro ambiciona conquistar todas as câmaras municipais do Distrito do Porto nas próximas eleições autárquicas

    foto
    José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, formalizou no passado dia 15 de fevereiro a sua candidatura a presidente da Federação Distrital do PS Porto. A cerimónia pública da apresentação decorreu na sede da Federação, no Porto, onde perante uma sala cheia de militantes e sob o lema “Uma Federação onde todos têm voz” o atual presidente da autarquia de Valongo assumiu o objetivo de conquistar todas as Câmaras do Distrito do Porto nas próximas eleições autárquicas, destacando com clareza querer ganhar a cidade do Porto. De acordo com a nota de imprensa enviada pela candidatura de José Manuel Ribeiro aos órgãos de comunicação social, o candidato referiu a este propósito, Fernando Gomes, ex-presidente da Câmara do Porto, dizendo que «a cidade do Porto não é uma cidade qualquer, é a cabeça de uma região. No Porto, quando concorremos, não é para ficar em segundo!». Na sua alocução aos militantes socialistas, José Manuel Ribeiro referiu sobre este tema que «a Federação Distrital tem que se libertar de uma vez por todas da agenda do atual presidente da Câmara Municipal do Porto! Agenda que condiciona tudo e todos! E também o nosso próprio partido na área metropolitana!».

    Sobre a Área Metropolitana do Porto afirmou que «num momento em que parece estarem disponíveis para uma parte da área metropolitana mil milhões de euros, num momento em que vão estar em causa novas linhas de Metro e de Metro Bus, temos de pensar em conjunto, políticos e cidadãos, autarcas e investigadores universitários, especialistas e cidadãos comuns, como é que organizaremos uma rede de radiais e de circulares que sirva melhor os cidadãos nos seus fluxos pendulares quotidianos».

    Neste seu discurso salientou igualmente que não só a área metropolitana é relevante para si e a sua candidatura, pois também a região do Vale do Tâmega e Sousa assume um grande destaque e um papel preponderante. «A Federação do PS Porto tem de assumir como prioridade mobilizar a sociedade civil, o tecido económico e o país político para a imperativa necessidade de construir uma Operação Integrada de Desenvolvimento para os vales do Tâmega e do Sousa».

    Uma Federação com uma nova cultura político-partidária e mais respeito pela riqueza das diferentes opiniões internas é um dos principais desígnios desta candidatura.

    Também o tema da regionalização foi abordado, tendo o candidato referido que «temos que ser uma Federação capaz de produzir pensamento político do Norte, para o Norte – e do Norte para o país. Será assim com a regionalização. Somos a favor da regionalização. Mas sabemos que há um caminho de envolvimento dos cidadãos que tem que ser feito», disse.

    José Manuel Ribeiro defende «uma Federação onde todos os concelhos contem, com uma prática política de proximidade e de respeito por todos os autarcas e militantes, sem exceções. Uma Federação que escute e que dê voz às pessoas e às instituições. Que reflita sobre as razões da ação governativa, e que ganhe peso político, para estar na linha da frente do projeto humanista e reformista para Portugal liderado pelo nosso Secretário-Geral, António Costa», disse.

    Junto de José Manuel Ribeiro, nesta apresentação, esteve Miguel João Teixeira Carneiro, o mandatário distrital da candidatura e presidente da Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo, desde 2013, no Marco de Canaveses, de 32 anos e antigo dirigente da Juventude Socialista. «O Miguel Carneiro simboliza bem o que queremos para a Federação Distrital do PS Porto: o reconhecimento e a valorização de todos, designadamente daqueles que no interior do Distrito, constroem todos os dias comunidades, esperança e futuro, em nome do Partido Socialista, e quase sempre não têm voz nem visibilidade!» afirmou José Manuel Ribeiro.

    O candidato terminou a sua apresentação, no local simbólico escolhido para a sua apresentação, a casa dos Socialistas no Distrito do Porto, com a frase «Muito obrigado pela vossa coragem de serem livres!».

    Recorde-se que na corrida à liderança da Federação Distrital do PS Porto José Manuel Ribeiro tem como opositor o atual líder federativo, Manuel Pizarro. As eleições estão marcadas para o próximo dia 14 de março. Pizarro apresentou a sua recandidatura à liderança da Federação Distrital do Porto no passado dia 8 de fevereiro, no Auditório da Biblioteca Almeida Garret, no Palácio de Cristal, anunciando ali ter o apoio de 15 das 18 concelhias locais, a saber Hugo Carvalho, de Amarante, Marco Silva, de Felgueiras, Marco Martins, de Gondomar, José Santalha, de Lousada, Paulo Rocha, da Maia, Cristina Vieira, do Marco de Canaveses, Luísa Salgueiro, de Matosinhos, Armanda Fernandez, de Paços de Ferreira, Nuno Araújo, de Penafiel, Tiago Barbosa Ribeiro, do Porto, João Trocado, da Póvoa de Varzim, Alberto Costa, de Santo Tirso, Amadeu Dias, da Trofa, Vítor Costa, de Vila do Conde e Patrocínio Azevedo, de Vila Nova de Gaia.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].