Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 29-02-2020

    SECÇÃO: Destaque


    QUEIMA DO JOÃO 2020

    Velha tradição da Queima do João voltou a fazer as delícias das gentes de Ermesinde no Carnaval

    Fotos ALBERTO BLANQUET
    Fotos ALBERTO BLANQUET
    Cor, alegria e folia deram vida a mais uma Queima do João, ou Enterro do João, como também é conhecida esta velha e popular tradição carnavalesca da nossa Cidade. E como manda precisamente essa tradição o enredo desenvolveu-se ao longo de três dias (23, 24 e 25 de fevereiro), chamando a si largas centenas de participantes e populares que não quiseram ficar alheadas desta que é uma das mais importantes e participativas festas populares “cá do burgo” e que de há uns anos a esta parte vem sendo, e bem, organizada pela Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE).

    Além de muita alegria, cor e folia, como já referimos, a Queima do João foi preenchida por uma boa dose de imaginação e criatividade, não só pela Junta, que voltou a criar um novo cenário, digamos assim, na chegada do nosso amigo João à Cidade, mas de igual modo pelas 6 associações/instituições locais que colaboraram com a JFE para manter viva esta longínqua tradição ermesindense, sobretudo na elaboração/decoração dos carros alegóricos que deram vida ao cortejo do dia 23.

    E foi precisamente neste primeiro dia que o Parque Urbano e “arredores” encheu para dar as boas vindas ao ilustre ermesindense João, que, segundo reza a história deste ano, antes de emigrar para o Brasil, deixou a sua amada esposa, Maria Ramboia, a criar os dois filhos, Isabelinha Ramboia e Toninho Ramboia, sozinha. João que já não era visto na cidade há mais de 40 anos e por isso, a população juntou-se em massa para o receber. João partiu para o Brasil a fim de criar condições para a sua família, tornou-se milionário, dono de um império no comércio de caipirinhas, mas com a estabilidade na sua vida em Terras de Vera Cruz esqueceu-se da sua família de Portugal! No regresso à Cidade que o viu nascer João não vem só, traz consigo uma “drag queen” que tudo aparenta ser sua/seu amante! A partir daqui começa a festa, com muita música à mistura, que antecedeu o início do cortejo, que dali partiu em direção ao armazém da Junta, situado na zona da Resineira. Cortejo que foi integrado por cerca de 300 participantes, em representação das 6 associações/instituições, a saber, a Associação Académica e Cultural de Ermesinde, a Associação Desportiva e Recreativa da Gandra, a Associação de Pais do Carvalhal, a Escola Secundária de Ermesinde, o Externato Santa Joana e a Associação Fenómeno Dinâmico, às quais se juntou ainda o Grupo de Samba Dance 4U. No total, o cortejo deste ano foi constituído por 15 carros alegóricos (cada associação/instituição tinha mais do que um carro), elaborados por estes parceiros da Junta, sendo que cada um desses carros tinha um tema subjacente. A estas cerca de três centenas de foliões juntaram-se muitas outras centenas de populares, que nas bermas das ruas por onde o corso passou também brincaram ao Carnaval saudando o nosso amigo João, que este ano teve a particularidade de chegar a Ermesinde de barco!

    (...)

    Leia esta notícia na íntegra na edição impressa.

    Nota: Agora pode tornar-se assinante da edição digital por 6 euros por ano. Após fazer o pagamento (de acordo com as mesmas modalidades existentes na assinatura do jornal impresso) deverá enviar-nos o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas, por e-mail, as 12 edições em PDF.

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].