Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 29-02-2020

    SECÇÃO: Destaque


    LOCALIZADO NA GALERIA COMERCIAL DA PASSAGEM INFERIOR DA ESTAÇÃO DE ERMESINDE, NA ENTRADA PELA GANDRA

    Cidade de Ermesinde tem um novo Espaço do Cidadão

    foto
    «Faz muito jeito ter este espaço aqui». Foi esta a frase proferida pelos populares que mais se ouviu ao final da manhã de 21 de fevereiro passado antes da inauguração oficial do novo Espaço do Cidadão de Ermesinde, localizado na Galeria Comercial da Passagem Inferior do Edifício de Passageiros da Estação de Ermesinde, na entrada pela Rua Eng.º Armando Magalhães, na Gandra.

    E faz jeito sobretudo para a população que vive nesta zona de Ermesinde, como nos disse Celeste Campeão, residente na Gandra há 47 anos, que se referiu a este novo espaço como uma mais-valia para a população de uma zona que nas suas palavras é habitada na sua maioria por pessoas de idade, e que com a abertura deste novo equipamento não necessitam de se deslocar a pé para longe no sentido de tratar dos seus assuntos. Da mesma opinião é Hipólito Novais, que vive na Gandra há 20 anos, e que frisou que há muito que a Cidade e sobretudo esta zona de Ermesinde em concreto precisavam deste espaço.

    foto
    Como disse o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, no ato de inauguração, este é mais um espaço que reforça a rede de proximidade administrativa existente no concelho, rede essa constituída por sete pontos de atendimento estratégicos onde os cidadãos podem aceder a mais de 170 serviços públicos centrais e locais.

    Este novo espaço complementa a Loja do Cidadão de Ermesinde, e é um espaço que vai mudar a vida das pessoas, sobretudo as da Gandra, uma zona com uma forte densidade populacional, como também lembrou o autarca, pessoas que daqui em diante vão ter acesso a inúmeros serviços públicos, tais como, e a título de exemplo, assuntos relacionados com a ADSE, com a Segurança Social, Finanças, com a renovação da Carta de Condução ou do Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital, Registo Criminal, entrega de processos de obras, pagamento de refeições escolares, entre muitos outros. Ou até mesmo ter acesso a uma simples caixa multibanco, uma lacuna há muito reivindicada pela população da Gandra e que agora fica resolvida com a abertura deste Espaço do Cidadão. Além destes serviços este novo equipamento é igualmente um ponto de acesso à rede municipal de bibliotecas, disponibilizando aos leitores inscritos a possibilidade de ali requisitar e devolver livros que queiram ler sem terem a necessidade de se deslocarem à biblioteca porque fica longe das suas residências ou empregos.

    foto
    «Uma série de pequenas coisas, mas que são pequenas coisas que fazem parte da vida de um cidadão, no seu dia a dia», disse José Manuel Ribeiro, acrescentando que são «pequenas coisas que podem melhorar as condições de vida dos cidadãos», que com este novo espaço já não precisam de ir longe e a pé, perdendo tempo e dinheiro com deslocações, para tratar dos seus assuntos, conforme frisou o autarca na inauguração de um Espaço do Cidadão cujo investimento foi de cerca de 70.000 euros.

    «Continuamos a investir na modernização administrativa e na descentralização dos serviços públicos, combatendo a infoexclusão e promovendo a igualdade social, a coesão e o desenvolvimento do território. Muito mais do que meros balcões de atendimento, os nossos Espaços Cidadão são elos de ligação com a comunidade», salientou o presidente da Câmara Municipal de Valongo.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].