Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2019

    SECÇÃO: Educação


    Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) - 2019

    A partir do tema definido pela International Association of School Librarianship, "Let’s Imagine", a RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) lançou o lema: “Vamos Imaginar” para assinalar, em Portugal, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar.

    foto
    Com o intuito de contribuir para um maior conhecimento da Biblioteca Escolar e das suas valências, foram realizadas sessões de formação para todas as turmas do 1.º ciclo e para todas as turmas do 5º ano, sendo também realizado em todas as escolas do Agrupamento o jogo “À descoberta da Biblioteca”, no qual os alunos participaram com muito empenho e interesse.

    Esta atividade procurou também que os alunos do 1º, 2.º e 3.ºciclos refletissem sobre o que significa para eles a Biblioteca Escolar e a leitura e que traduzissem, numa única palavra para cada um dos conceitos, essa reflexão. Por sua vez, os alunos do 4.º ano foram desafiados a, juntamente com os Pais e Encarregados de Educação, refletirem sobre as Alterações Climáticas, IMAGINANDO o que poderá ser o seu futuro, face às consequências que estas poderão trazer.

    foto
    No âmbito da promoção da leitura, o Agrupamento inscreveu todas as escolas na iniciativa conjunta Revista Visão Júnior / RBE “Miúdos a votos”, com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura e, simultaneamente, as competências na área da cidadania. Assim, até 31 de outubro os alunos foram já convidados a selecionar os livros candidatos que concorrerão a estas eleições.

    O Mês Internacional da Biblioteca Escolar terminou com uma tertúlia. No dia 30 de outubro, a nossa convidada, Carla Teles trouxe o Fado, declarado pela UNESCO património imaterial da Humanidade,como mote para a nossa conversa e dirigida a docentes. A biblioteca da Escola sede “vestiu-se” com alguns dos principais símbolos desta expressão artística: os xailes, a guitarra portuguesa, o vestido da fadista, a projeção do quadro “O Fado” de José Malhoa e preparou-se para uma viagem pela história do fado.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].