Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2019

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Caminhar para a Saúde no Agrupamento de Escolas de São Lourenço

    foto
    No âmbito do Projeto Saúde, e em articulação com a Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Centro de Saúde de Ermesinde, realizaram-se no Agrupamento de Escolas de São Lourenço -Ermesinde várias atividades ao longo do mês de outubro.

    Temas como “Pediculose”, “Violência na Escola”, “Etiqueta Respiratória” e a “Importância da Escovagem dos Dentes e do Bochecho” foram abordados em algumas das escolas do Agrupamento por Enfermeiras que lá se deslocaram para o efeito. A fim de orientarem os alunos para uma alimentação saudável, as Enfermeiras estiveram presentes nas cantinas escolares, onde também puderam presenciar que nas escolas do Agrupamento os alunos têm adquirido bons hábitos alimentares através do incentivo de professores e funcionários. Paralelamente a estas iniciativas, todos os alunos dos 3.º e 4.º anos analisaram, no Dia da Alimentação, em contexto de sala de aula, a história “A terra do crescer bem”. Ainda no âmbito do Dia da Alimentação, os alunos dos 2.º e 3.º ciclos iniciaram o dia com uma leitura explorada em aula -“Apetece-me começar bem o dia”- sobre a importância do pequeno-almoço.

    foto
    Os alunos do 3.º ano estão a participar pela primeira vez no projeto “Os Super Saudáveis”, desenvolvido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. Trata-se de um jogo que inicia com a entrega aos alunos de um Kit composto por uma caderneta (pequeno livro explicativo sobre os alimentos) e cinco cartas de alimentos com “poder super saudável”, que nas cinco semanas seguintes os alunos terão que incluir num almoço ou num lanche. À medida que os alunos demonstram que ingerem esses alimentos vão conquistando mais cartas até completaram o baralho, num total de quinze cartas que representam alimentos saudáveis escolhidos com base nos grupos que compõem a roda dos alimentos.

    Sensibilizados para o compromisso da sociedade com a missão e objetivos da Liga Portuguesa Contra o Cancro no apoio ao doente oncológico e seus familiares, alunos de algumas turmas dos 2.º e 3.º ciclos iniciaram no final do mês de outubro o Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro de forma voluntária. Os donativos permitirão custear os aspetos materiais de apoio ao doente e o desenvolvimento das iniciativas de promoção da saúde e de prevenção da doença.

    O Projeto Educação para a Saúde dá também importância à criatividade dos alunos. Assim, em articulação com o Grupo Disciplinar de Português e com a participação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, os alunos do 3.º ciclo foram convidados a participar nos “Desafios Literários”, elaborando textos em prosa ou em poesia sobre diálogos improváveis.

    Mais desafios nos esperam para a promoção da saúde de todos nós.

    Isabel Vilhena*

    *Prof. da Escola Básica de São Lourenço – Ermesinde

    Coordenadora do Projeto Educação para a Saúde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].