Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2019

    SECÇÃO: Local


    LIFUCO - Liga dos Futuros Concelhos - escreve ao Primeiro Ministro

    Ex.mo Senhor Primeiro Ministro,

    Somos, hoje, a requerer a V.Exa. tomada de decisão atempada sobre a Linha ferroviária de Leixões, por forma a ser utilizada por passageiros até junto do Atlântico, sabendo-se do elevado interesse local em fazer passar por Ermesinde passageiros provindos da Linha do Norte e da Linha do Minho.

    Entretanto, também, tem chegado até nós a sugestão e reivindicação da construção de ferrovia de Ermesinde à Lixa, com variante até Santo Tirso, em ligação à Linha de Guimarães.

    O percurso de tal via é geralmente entendido ser traçado pela margem direita do Rio Ferreira, passando por Sobrado, Rebordelo, Sobrão, Paços de Ferreira, Freamunde, Lousada, Longra, Felgueiras e Lixa. E, na direcção de Santo Tirso, por Alfena, Água Longa, Agrela, Lamelas, Guimarei e Santa Cristina do Couto. Simultaneamente, deverá construir-se Linha de Ferrovia entre a Estação de Penafiel e Entre-os-Rios — Tal traçado já está a ser denominado na imaginação popular de Linha do Leça.

    Acresce que, se impõe duplicar, brevemente, a Ferrovia entre a Estação de Ermesinde e a Estação de Contumil.

    São centenas de milhares de pessoas carecidas deste transporte, imensos produtos a escoar e uma região rica em todos os domínios interessante ao Turismo.

    Cabendo tal pretensão adentro dos serviços político-administrativos e técnicos do Estado que certamente acharão a solução mais adequada.

    Pede deferimento

    O Presidente da Direcção,

    Fernando Vale (advogado)

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].