Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-09-2019
Jornal Online

SECÇÃO: Destaque


Primeira pista urbana de atletismo do país inaugurada em Valongo

Fotos CMV
Fotos CMV
Foi inaugurada no passado dia 16 de setembro uma pista urbana de atletismo e uma ciclovia na Avenida Dr. Fernando Melo - também conhecida por Avenida dos Lagueirões - , em Valongo. Esta inauguração marcou o início da Semana Europeia da Mobilidade, que decorreu entre os dias 16 e 22 de setembro com uma série de atividades no Concelho de Valongo.

A obra teve um investimento de cerca de 100.000 euros. A pista urbana de atletismo é aliás a primeira infraestrutura do género a existir em Portugal e tem uma extensão de cerca de 800 metros. Por sua vez, a ciclovia estende-se por outras ruas da cidade de Valongo até à estação dos caminhos de ferro numa distância de aproximadamente 5 quilómetros. Face à implementação destas pistas foram retiradas duas faixas de rodagem (em cada sentido) de circulação automóvel. Na cerimónia de inauguração, a vice-presidente da Câmara Municipal de Valongo, Ana Maria Rodrigues, começaria por referir que esta obra se insere num plano muito mais vasto, o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Valongo, acrescentando que a obra visa, entre outros aspetos, diminuir o uso do automóvel e promover os transportes públicos. Com este novo equipamento a autarquia pretende que a população tenha modos de vida mais saudáveis, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, por exemplo. A vice-presidente da autarquia fez ainda o apelo à população para esta que use e estime este novo equipamento, ajudando a preservá-lo do vandalismo.

Como já foi dito, esta inauguração esteve integrada no programa da 18.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM). Foram inúmeras as atividades que aconteceram no Concelho de Valongo no âmbito desta campanha europeia que procura desde 2002 melhorar a saúde pública e a qualidade de vida, através da promoção da mobilidade limpa e do transporte urbano sustentável e tem vindo a contar com a crescente adesão dos municípios portugueses. O Município de Valongo associou-se a esta iniciativa sob o tema «Caminhar e Pedalar em Segurança». A edição da SEM 2019 pretendeu, entre outros aspetos, evidenciar os benefícios ambientais, financeiros e para a saúde dos cidadãos, associados à mobilidade ativa e sustentável.

foto

No lançamento da SEM 2019 o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, referiu que «não podemos ficar indiferentes ao aquecimento global e às catástrofes provocadas pelas alterações climáticas que todos os dias vemos nos noticiários. A sustentabilidade do nosso Planeta também depende de uma mobilidade mais amiga do Ambiente. Por isso, a frota de carros ligeiros do Município já é totalmente constituída por veículos elétricos e temos também vindo a executar no terreno o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) e o Plano Municipal de Acessibilidade para Todos (PMAT), para dotar as cidades de Valongo, Ermesinde e Alfena e as vilas de Sobrado e Campo de melhores condições, especialmente para aqueles que têm mais dificuldades na sua mobilidade diária». Salientou ainda que «estamos a planear o espaço público para este ser mais amigo das pessoas, criando condições para tornar o transporte coletivo mais atraente e promovendo os modos suaves como a circulação através de bicicleta ou a pé, porque só assim conseguiremos garantir o futuro e uma melhor qualidade de vida para todo o concelho», referiu o autarca, lembrando que para concretizar estes projetos de mobilidade e beneficiação do espaço público foi necessário resgatar as concessões de estacionamento à superfície nas cidades de Ermesinde e de Valongo».

(...)

Leia esta notícia na íntegra na edição impressa.

Nota: Agora pode tornar-se assinante da edição digital por 6 euros por ano. Após fazer o pagamento (de acordo com as mesmas modalidades existentes na assinatura do jornal impresso) deverá enviar-nos o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas, por e-mail, as 12 edições em PDF.

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.