Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2019

    SECÇÃO: Destaque


    Abertura do novo ano letivo em Ermesinde

    foto
    A Câmara Municipal de Valongo resolveu fazer, este ano, a sessão de abertura do ano letivo 2019-2020 no Fórum Cultural de Ermesinde, na tarde do passado dia 10 de setembro, com um programa diversificado e bastante interessante sob o ponto de vista pedagógico, tendo em consideração os destinatários, que eram os profissionais de educação que desenvolvem a sua atividade nos estabelecimentos escolares do concelho.

    Na receção, todos os professores inscritos, receberam um exemplar do “Plano de Ação 2019-2020” do Projeto Educativo Municipal, que vai já na sexta edição e é um documento que ao longo de 124 páginas dá conta, de forma pormenorizada, dos projetos/programas previstos pelo município para a área da educação, seccionados em educação e formação, ambiente, desporto, cidadania, cultura, juventude e saúde.

    Além do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, estiveram presentes,o Vereador da Educação e Juventude da Câmara Municipal de Valongo, Orlando Rodrigues, o assessor político na Câmara Municipal de Valongo, André Teixeira, o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado, o Tesoureiro do Executivo da mesma Junta de Freguesia, Miguel de Oliveira, vários Diretores e representantes da Direção dos vários agrupamentos de escolas da cidade e do concelho e muitos professores.

    Na abertura, o presidente da Câmara deu as boas vindas a todos e recordou que se trata de um ano histórico no que respeita à responsabilidade dos municípios em matéria de educação, já que as câmaras municipais assumem, pela primeira vez, novas competências, nos estabelecimentos escolares onde é lecionado o 2.º e 3.º ciclos e secundário. Estas novas responsabilidades, que ocorrerão de forma faseada, preveem que sejam os municípios a efetuar a manutenção de equipamentos e edifícios escolares, a responsabilizar-se pelo transporte escolar, a gerir os refeitórios e a ação social escolar desde a educação pré-escolar ao ensino secundário e até a contratar e a gerir o pessoal não docente. É claro que todo este trabalho deverá ser efetuado em estreita colaboração e articulação com as direções dos vários agrupamentos de escolas. Esta maior proximidade da gestão escolar tem como principal objetivo «contribuir para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem e para a existência de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos os cidadãos e todas as cidadãs».

    foto

    Além dos projetos/programas divulgados no Plano de Ação para 2019-2020, a Câmara Municipal de Valongo tem a intenção de colocar um Parque Infantil em cada Jardim-de-Infância e criar, em cada estabelecimento de ensino do 1.º ciclo, uma Sala de Aula do Futuro, que é um Laboratório Inovador de Aprendizagem e representa um investimento de aproximadamente um milhão de euros. O principal objetivo da Sala de Aula do Futuro é facilitar a introdução de práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadoras, com base na flexibilidade do espaço e na tecnologia, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais apelativo.

    Depois da intervenção do presidente da Câmara Municipal de Valongo, seguiu-se uma sessão plenária de trabalho de formação com o desenvolvimento do tema “As competências digitais na Educação”, da responsabilidade de Margarida Lucas, investigadora da Universidade de Aveiro, a que se seguiu uma mesa redonda, constituída por reputados especialistas, que trataram das seguintes questões: “A importância dos espaços no processo ensino-aprendizagem”, “Os Ambientes Educativos em Portugal” e “Metodologias e Tecnologias”.Estes temas, apesar da brevidade com que foram tratados, permitiram bons momentos de reflexão aos profissionais da educação que vão trabalhar este ano letivo no município de Valongo, a quem o Vereador da Educação e Juventude da Câmara Municipal de Valongo, Orlando Rodrigues, no momento do encerramento desta sessão, desejou um excelente trabalho. MAD

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].