Abertura do novo ano letivo em Ermesinde
A Câmara Municipal de Valongo resolveu fazer, este ano, a sessão de abertura do ano letivo 2019-2020 no Fórum Cultural de Ermesinde, na tarde do passado dia 10 de setembro, com um programa diversificado e bastante interessante sob o ponto de vista pedagógico, tendo em consideração os destinatários, que eram os profissionais de educação que desenvolvem a sua atividade nos estabelecimentos escolares do concelho.
Na receção, todos os professores inscritos, receberam um exemplar do “Plano de Ação 2019-2020” do Projeto Educativo Municipal, que vai já na sexta edição e é um documento que ao longo de 124 páginas dá conta, de forma pormenorizada, dos projetos/programas previstos pelo município para a área da educação, seccionados em educação e formação, ambiente, desporto, cidadania, cultura, juventude e saúde.
Além do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, estiveram presentes,o Vereador da Educação e Juventude da Câmara Municipal de Valongo, Orlando Rodrigues, o assessor político na Câmara Municipal de Valongo, André Teixeira, o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado, o Tesoureiro do Executivo da mesma Junta de Freguesia, Miguel de Oliveira, vários Diretores e representantes da Direção dos vários agrupamentos de escolas da cidade e do concelho e muitos professores.
Na abertura, o presidente da Câmara deu as boas vindas a todos e recordou que se trata de um ano histórico no que respeita à responsabilidade dos municípios em matéria de educação, já que as câmaras municipais assumem, pela primeira vez, novas competências, nos estabelecimentos escolares onde é lecionado o 2.º e 3.º ciclos e secundário. Estas novas responsabilidades, que ocorrerão de forma faseada, preveem que sejam os municípios a efetuar a manutenção de equipamentos e edifícios escolares, a responsabilizar-se pelo transporte escolar, a gerir os refeitórios e a ação social escolar desde a educação pré-escolar ao ensino secundário e até a contratar e a gerir o pessoal não docente. É claro que todo este trabalho deverá ser efetuado em estreita colaboração e articulação com as direções dos vários agrupamentos de escolas. Esta maior proximidade da gestão escolar tem como principal objetivo «contribuir para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem e para a existência de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos os cidadãos e todas as cidadãs».
|
Além dos projetos/programas divulgados no Plano de Ação para 2019-2020, a Câmara Municipal de Valongo tem a intenção de colocar um Parque Infantil em cada Jardim-de-Infância e criar, em cada estabelecimento de ensino do 1.º ciclo, uma Sala de Aula do Futuro, que é um Laboratório Inovador de Aprendizagem e representa um investimento de aproximadamente um milhão de euros. O principal objetivo da Sala de Aula do Futuro é facilitar a introdução de práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadoras, com base na flexibilidade do espaço e na tecnologia, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais apelativo.
Depois da intervenção do presidente da Câmara Municipal de Valongo, seguiu-se uma sessão plenária de trabalho de formação com o desenvolvimento do tema “As competências digitais na Educação”, da responsabilidade de Margarida Lucas, investigadora da Universidade de Aveiro, a que se seguiu uma mesa redonda, constituída por reputados especialistas, que trataram das seguintes questões: “A importância dos espaços no processo ensino-aprendizagem”, “Os Ambientes Educativos em Portugal” e “Metodologias e Tecnologias”.Estes temas, apesar da brevidade com que foram tratados, permitiram bons momentos de reflexão aos profissionais da educação que vão trabalhar este ano letivo no município de Valongo, a quem o Vereador da Educação e Juventude da Câmara Municipal de Valongo, Orlando Rodrigues, no momento do encerramento desta sessão, desejou um excelente trabalho. MAD
|