Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2019

    SECÇÃO: Cultura


    Prémio Literário da Lusofonia Prof. Doutor Adriano Moreira

    foto
    O Conselho de Curadores da Biblioteca Adriano Moreira, constituído pela Câmara Municipal de Bragança, Academia de Letras de Trás-os-Montes, Instituto Politécnico de Bragança e Diocese Bragança-Miranda, instituiu o “Prémio Literário da Lusofonia Professor Doutor Adriano Moreira”, cuja apresentação pública ocorreu no passado dia 23 de novembro de 2018, pelas 21:00 horas, em Bragança, na Biblioteca que tem o seu nome. Este prémio foi apresentado no decurso do evento “II Ciclo de Conferências – Biblioteca Adriano Moreira”, sob a temática “Terrorismo Global: Mitos e Realidades”, proferida pelo Prof. Doutor José Pinto, precedida de uma pertinente e lúcida intervenção do Professor Doutor Adriano Moreira sobre os acontecimentos que marcaram a história do século XX, as suas consequências, correlação de forças entre países, emergência dos populismos e os seus receios num mundo cada vez mais desigual.

    Este prémio literário, com o nome do Professor Adriano Moreira associado, pelo seu reconhecido mérito, destina-se a distinguir trabalhos inéditos, originais e não publicados, nas modalidades de poesia, ficção (conto e/ou romance) e ensaio/estudo. Será atribuído de dois em dois anos e, este ano, em outubro de 2019, em cerimónia pública, aquando da realização do «Bragança - Encontro da Lusofonia» e tem como finalidades “promover a produção e a criatividade literárias, no âmbito da temática da Lusofonia, valorizar as relações culturais entre Instituições Culturais de Países de língua Oficial Portuguesa e contribuir para a divulgação e prestígio da obra de autores que cultivam a diversidade dos valores culturais e identitários dos Povos da Lusofonia.” Podem concorrer os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou lusófona, maiores de idade, versando a temática da Lusofonia. Os trabalhos a concurso devem ser enviados até ao dia 31 de maio de 2019, para a Academia de Letras de Trás-os-Montes.

    O regulamento pode ser consultado na página da ALTM da rede social facebook, no blogue ou ser solicitado por email: [email protected]

    A ALTM, entidade dinamizadora, está na fase final da divulgação do Prémio, que passa pela Rede Nacional de Bibliotecas, Câmaras Municipais, Embaixadas, Universidades, Academias, entre outras entidades.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].