Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2019

    SECÇÃO: Destaque


    Duas centenas de jovens participaram em Ermesinde em conferência sobre segurança na internet

    Foto CMV
    Foto CMV
    Mais de 200 jovens oriundos de várias escolas da região assistiram no dia 14 de fevereiro à conferência “NETtalk – NET Viva e Segura: Navega em boas marés!”, promovida pela DECOJovem e pela Google Portugal e que teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde.

    Organizada com o apoio da Câmara Municipal de Valongo (CMV) e do Centro de Cidadania Digital de Valongo – operacionalizado pelo CDI Portugal que também é responsável pelo Apps for Good, o programa educativo tecnológico em que jovens criam aplicações para resolver problemas - esta conferência visou na sua essência a reflexão sobre a importância dos mais jovens adotarem comportamentos mais seguros e protegerem a privacidade dos seus dados pessoais no acesso à internet e em especial nas redes sociais.

    Presentes neste debate em torno da temática “Net Viva - Net Segura” estiveram algumas figuras populares a nível nacional no que à presença no Mundo virtual diz respeito, casos do youtuber Nuno Moura e do humorista Geirinhas, ambos com milhares de seguidores nas redes sociais. Também presentes estiveram João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal, o Embaixador Português da Insafe European Network, João Pedro Martins, e a jurista da DECO, Mariana Almeida.

    Segundo João Baracho, «nesta nova era digital torna-se fundamental alertar os jovens para os seus direitos e para os comportamentos seguros e de proteção da sua privacidade que devem adotar. Este é um dos desafios do Centro de Cidadania Digital em Valongo, que vai já na sua 2.ª edição e esta conferência tem esse objetivo educativo, de promover uma maior segurança na forma como os jovens se relacionam com a internet, através de um formato dinâmico e interativo».

    A conferência foi aberta pelo presidente da CMV, José Manuel Ribeiro, que no início da sua alocução começou por vincar que atualmente é impossível viver sem internet, mas é de igual modo importante que a saibamos usar com segurança. O autarca lembrou, em seguida, a aposta que o Município tem feito em projetos de âmbito digital, com saliência para o Centro de Cidadania Digital (CCD) de Valongo - localizado em Ermesinde, no edifício Faria Sampaio -, acrescentando que até final do ano irá ser inaugurado não só outro CCD - este na freguesia de Valongo - como também a Casa do Conhecimento. Sublinhou ainda a intenção da Câmara em dotar todas as escolas do concelho com Salas do Futuro, algo inédito a nível nacional.

    Dirigindo-se posteriormente aos muitos jovens que ali estavam, o edil sublinhou o facto de as novas tecnologias serem cada vez mais uma área que pode abrir portas para uma carreira profissional de sucesso. «A área da informática é brutal. Dá-nos atualmente um poder muito grande, com a possibilidade de transformarmos o Mundo. Na área das novas tecnologias vocês podem fazer uma carreira profissional dependendo apenas do vosso talento», aconselhou o autarca.

    (...)

    Leia esta notícia na íntegra na edição impressa.

    Nota: Agora pode tornar-se assinante da edição digital por 6 euros por ano. Após fazer o pagamento (de acordo com as mesmas modalidades existentes na assinatura do jornal impresso) deverá enviar-nos o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas, por e-mail, as 12 edições em PDF.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].