Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2019
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2019

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VALONGO

    Câmara incrementa três novos projetos de inovação social

    foto
    A Câmara Municipal de Valongo (CMV) aprovou três acordos de cooperação para a implementação de projetos de inovação social. Facto conhecido na reunião pública descentralizada do Executivo camarário do mês de fevereiro, ocorrida no dia 14 no Centro Cultural de Alfena.

    Para Manuela Duarte, vereadora que tutela o pelouro da Ação Social, estes «são três projetos que vão trazer mais qualidade à área da ação social».

    O primeiro deles, denominado “Programa Chave de Afetos”, é apresentado pela Santa Casa Misericórdia do Porto, e tem como missão «minimizar e prevenir os riscos do isolamento da população sénior residente na Área Metropolitana do Porto, promovendo o seu bem-estar e permanência no domicílio. Pretende criar uma rede integrada de entidades locais com componente tecnológica e humana que monitoriza os idosos de forma contínua, através do serviço de teleassistência e recurso ao voluntariado».

    Este projeto apresenta seis áreas de intervenção, nomeadamente, capacitação dos técnicos: componente técnica, tecnológica e gestão de voluntariado; monitorização constante do problema social no território e avaliação de impacto social; gestão integrada e partilhada da informação através de plataforma on-line; angariação e formação de voluntariado; acreditação Rede Chave de Afetos e integração de boas práticas do território; e divulgação periódica de resultados do programa.

    O orçamento global do projeto é de 632.178,90 euros, para três anos, sendo que a verba a disponibilizar pelo Município de Valongo será de 12.500 euros.

    A CMV considera que além de «acrescentar valor para o município ao nível da Ação Social», este projeto «enquadra-se nos documentos de planeamento estratégico existentes designadamente Plano de Desenvolvimento Social 2016/2020 e responde inteiramente ao objetivo estratégico - Garantir mecanismos de proteção e acompanhamento à população sénior e objetivo específico - implementar uma rede local de apoio a seniores em perigo (pessoas isoladas, em solidão, vítimas de maus tratos e negligência); garante uma implementação integrada; potencia o trabalho em rede ao nível do concelho; e gera impacto na população sénior em situação de isolamento».

    O segundo acordo de cooperação apresentado fez referência ao projeto de inovação social “Casa do Xisto: a arte para a (d) eficiência”.

    Trata-se de um projeto de «caráter pontual e contínuo destinado à pessoa com deficiência, no sentido de estimular a sua autonomia e bem-estar, através das artes, ofícios e desporto, e responde à necessidade de ampliar a rede de respostas institucionais para este público, assim como à necessidade de potenciar/desenvolver capacidades individuais legitimando o lugar social ativo da pessoa com deficiência».

    A implementação deste projeto resulta de um protocolo de parceria entre o Município de Valongo e a EDUCASOM - Associação de Artes e Cultura para cedência do edifício da Escola do Xisto. O orçamento global apresentado para o projeto, também com a duração de três anos, é de 600.000 euros, e a candidatura apresentada foi aprovada com o valor global de 474.011,23 euros, sendo que 331.807,86 euros correspondem a financiamento público e 142.203,37 euros é a comparticipação do investidor social.

    (...)

    Leia esta notícia na íntegra na edição impressa.

    Nota: Agora pode tornar-se assinante da edição digital por 6 euros por ano. Após fazer o pagamento (de acordo com as mesmas modalidades existentes na assinatura do jornal impresso) deverá enviar-nos o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas, por e-mail, as 12 edições em PDF.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.