Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-11-2021
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2018

    SECÇÃO: Cultura


    Vida e obra de Almeida Garrett evocadas musicalmente por um convento peculiar!

    Foto CMV
    Foto CMV
    Foram indiscutivelmente merecidos os aplausos recolhidos pelo Grupo de Teatro Casca de Nós na noite de 5 de maio, altura que esta valência da Associação Académica e Cultural de Ermesinde subiu ao palco do fórum cultural da nossa cidade para levar à cena a peça "Com Garrett no Coração - Um Musical no Convento, inserida na edição de 2018 da Mostra de Teatro Amador do Concelho de Valongo. Foi o culminar de seis meses de trabalho deste naipe de atores que de amadores só têm o nome, pois ao longo de uma hora e meia deu para ver que levam o teatro muito a sério e sobretudo com uma enorme paixão, como é aliás apanágio do Casca de Nós ao longo da sua existência. Bom, mas falando concretamente da peça, ela leva-nos a fazer uma "viagem" por alguns capítulos da vida e obra de Almeida Garrett, figura icónica da história da literatura nacional. E a guiar-nos nessa "viagem" esteve um grupo de freiras e frades bem simpático e sobretudo divertido, que a partir do convento das madalenas calçadas percorreram a vida e obra do autor, contribuindo assim, segundo a sinopese da peça, para "o aumento do nível cultural do país". Dirigidas pela Madre Ribalta, as irmãs Sensibilidade, Benilde, Tragédia, Suplício e La Salete foram exibindo ao longo da peça os seus dotes musicais por entre divertidas picardias entre si, mas sempre com Garrett no centro das atenções e no coração. Passagens das obras "Frei Luís de Sousa" ou "Viagens na Minha Terra" foram transformados em belos trechos musicais aos quais o público - que lotou por completo a sala - nunca ficou indiferente, acompanhando ao ritmo das palmas as interpretações musicais das irmãs que deram vida a esta récita.

    «Isto foi mágico!», exclamou no final da noite o encenador da peça, Mário Sá, agradecendo não só ao público os fortes aplausos recolhidos após o cair do pano, como também ao grupo de atores que deu vida a este belo apontamento cultural.

    Ficha Técnica de "Com Garrett no Coração - Um Musical no Convento": Autor do texto original: Fernando Gomes; Adaptação: Mário Sá; Dramaturgia: Fernando Gomes; Encenação: Mário Sá; Coreografia: Mário Sá; Cenografia: Constantino Moreira e Soraia; Figurinos: Casca de Nós; Musica/Sonoplastia: Gabriel Pinto e Catarina Sá; Luminotecnia: Pedro Cabral; Elenco: Leonilda Moreira, Adelaide Vicente, Anabela Coelho, Gracinda Guedes, Elvira Moura, Justino Pinheiro, Paulino Laranjeira, Teresa Vaz, Filipa Rocha, Assunção Coelho, Hermínia Carvalho, Cristina Ferronha, Soraia Larasou, Fernanda Rodrigues e Manuela Botelho.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.