Aluno da Secundária de Ermesinde conquista medalha de ouro nas Olimpíadas de Ciência da União Europeia
 |
Foto FCTUNL |
Armando Teixeira, aluno da Escola Secundária de Ermesinde - da turma 11ºA - conquistou uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Ciência da União Europeia (EUSO) 2018, que decorreram entre os dias 28 de abril a 5 de maio em Ljubljana, na Eslovénia. O aluno da Secundária de Ermesinde foi um dos representantes de Portugal no referido evento, que contou com a participação de estudantes (do ensino secundário, na faixa etária dos 16 anos) de 25 países europeus, tendo ficado à frente de 47 equipas de outros países. A delegação portuguesa presente nestas Olimpíadas contou com duas equipas, sendo que além da medalha de ouro conquistada pela equipa de Armando Teixeira (que integrava ainda os alunos Diogo Nogueira e Marco António Ribeiro), arrecadou ainda uma medalha de bronze pela equipa composta por Afonso Mesquita, Diogo Jacinto e Kevin Pucci.
De acordo com a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, em 2019, a EUSO decorrerá pela primeira vez em Portugal, na referida faculdade. «Esta competição pretende estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos, proporcionar troca de experiências e contactos entre estudantes que podem vir a participar nas Olimpíadas Internacionais da Ciência, bem como comparar o currículo e as perspetivas do ensino das ciências entre os Estados-membros da União Europeia», podia ler-se no sítio da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.
Entretanto, no dia 9 de maio, a Junta de Freguesia de Ermesinde propôs e aprovou unanimemente em reunião pública do Executivo um voto de congratulação a Armando Teixeira pelo feito alcançado na Eslovénia.
|