Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2017

    SECÇÃO: Local


    Universidade Sénior de Ermesinde encerra ano letivo

    Foto USE
    Foto USE
    No âmbito da disciplina de História Contemporânea, lecionada desde a fundação da Universidade Sénior de Ermesinde (USE) pelo Prof. Manuel Augusto Dias, e como já se tornou habitual, fez-se uma Visita de Estudo, desta vez em dois dias, 3 e 4 de junho último, a Évora, Monsaraz e Estremoz.

    Évora, capital do Alentejo, urbe particularmente importante nos reinados de D. João II, D. Manuel e D. João III foi o 1.º ponto alto da Visita. Cidade-Museu, Património da Humanidade tem muito para ver e admirar. Houve oportunidade para apreciar, concretamente, o Templo de Augusto (erroneamente, denominado de Diana) no antigo Fórum da cidade romana, a Sé Catedral (que tem a categoria de Basílica Menor) e o seu Tesouro, a Igreja de S. Francisco e a Capela dos Ossos, bem como uma Exposição de Presépios e ainda a velhinha Praça do Giraldo. Houve tempo para muitas estórias da História de Portugal.

    No dia 4 de junho, domingo, bem cedinho, o grupo da USE rumou à vila muralhada de Monsaraz, onde posou para a foto que se publica, frente à Igreja matriz de Monsaraz. Esta Igreja renascentista foi construída no século XVI, para substituir a Igreja Medieval da vila, destruída por causa da peste negra que se abateu sobre esta vila medieval. Interessante também a pequena capela da Santa Casa da Misericórdia, mesmo em frente, que tem como padroeiro o Senhor Jesus dos Passos, que também o é da vila, cuja festa se celebra no 2.º domingo de setembro. Nesse dia há tourada, na arena instalada junto à torre de menagem do castelo, desde o século XIX. O traçado das ruas, a vista a partir das muralhas sobre o maior lago artificial da Europa (a barragem do Alqueva) são alguns dos muitos atrativos desta vila raiana, junto ao Guadiana.

    A visita prosseguiu até Estremoz, onde o mármore é rei, ou o "ouro branco" como lá se diz. A marca indelével das estórias ligadas a Estremoz é a Rainha Santa Isabel, que ali viria a falecer em 1336, depois de uma longa viagem desde Coimbra, para mais uma vez intermediar pela paz entre seu filho (D. Afonso IV) e o rei de Castela. Faleceria em 4 de julho de 1336, seguindo depois para Coimbra, numa viagem que durou oito dias.

    SEMANA ACADÉMICA

    Para o encerramento do ano letivo, a Universidade Sénior de Ermesinde promoveu uma "Semana Aberta" aos seus estudantes e ao público da cidade, que teve lugar entre 19 e 22 de junho, no período das 15H00 às 17H30, sempre no Auditório da Junta de Freguesia, onde se "exibiram" as várias valências desta Universidade que este ano atingiu mais de centena e meia de alunos.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].