Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2017

    SECÇÃO: Destaque


    Câmara Municipal de Valongo apresentou Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

    foto
    A Câmara Municipal de Valongo apresentou neste derradeiro dia do mês de Junho o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do Município, o qual prevê a implementação de 183 propostas, até 2027, e um investimento superior a 36 milhões de euros.

    «Os objetivos deste plano passam por tornar Valongo um concelho mais inclusivo e mais amigo do ambiente. Este documento é um guião do que é mais prioritário, porque governar sem planeamento resulta muitas vezes em erro. Este documento é uma ferramenta muito útil que nos dá capacidade de reagir e de estar preparados para os desafios dos próximos anos no que respeita às questões da mobilidade sustentável», afirmou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, na apresentação pública do PMUS, referindo que se trata de um plano aberto que encara o concelho como um todo. O PMUS privilegia a circulação pedonal e os transportes públicos, incentivando também o uso da bicicleta. A maior fatia do investimento é na requalificação viária, que inclui construção de passeios, rebaixamento de passeios e colocação de pavimentos táteis para facilitar a acessibilidade a pessoas invisuais, bem como com mobilidade reduzida.

    As intervenções em curso nas ruas de S. Vicente (em Alfena) e Rodrigues de Freitas (em Ermesinde) são dois exemplos concretos da aplicação do plano agora apresentado

    Além da promoção dos modos suaves de mobilidade (pedonal e ciclável) através da eliminação de obstáculos, pretende-se também promover a sustentabilidade através da redução das emissões de CO2.

    (Nota: no sentido de fazer eco desta apresentação pública a presente edição do nosso jornal foi fechada já depois do dia 30 de junho).

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].