Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2017

    SECÇÃO: Destaque


    Ministro do Ambiente visitou o Parque das Serras do Porto

    foto
    O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, visitou no passado dia 24 de março o território do Parque das Serras do Porto, classificado como Paisagem Protegida Nacional e que abrange cerca de 6000 hectares de zona verde dos concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo. E foi precisamente no nosso concelho que a visita teve o seu ponto de partida, com uma receção no Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Santa Justa, cabendo ao presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, dar as boas vindas e agradecer a presença do governante, apelando em seguida a que o Governo passe a olhar com mais atenção para este tipo de infraestrutura verde, da mesma forma que encara a importância da construção de aeroportos, salientou em jeito de comparação. «Tem de haver um olhar especial para este tipo de infraestrutura verde», sublinharia o edil valonguense.

    foto
    Também o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, captou a atenção do Ministro do Ambiente no sentido de o Poder Central começar a dar atenção ao potencial e importância do Parque das Serras do Porto, mais concretamente ao nível do apoio financeiro ao projeto.

    Por sua vez, Matos Fernandes começaria por reconhecer o Parque das Serras do Porto como um projeto magnífico que «surgiu da vontade política de três autarcas, que a partir de um território que já dele é magnífico estão a fazer tudo para o tornar ainda mais relevante do ponto de vista ambiental e do ponto de vista de importância no seio da Área Metropolitana do Porto», reconheceria. Acrescentou ainda que um dos pilares da reforma do Estado é a descentralização e que atualmente existe um quadro comunitário, designadamente o POSEUR, que é «profundamente centralista, sendo que por isso não é no prazo de dias que eu posso dar uma resposta afirmativa à solicitação dos presidentes de Câmara - em relação ao apoio financeiro para este projeto -, que é aliás muito justo. Mas posso garantir que em sede de programação do POSEUR, o qual acontecerá ainda este ano, deixa de fazer sentido que só o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) possa aceder a fundos comunitários para a preservação da natureza, significando isto que pode haver financiamento para o apoio ao Parque das Serras do Porto», sublinharia o governante.

    foto
    Esta visita iria prosseguir dentro do território de Valongo com passagens pelo Fojo das Pombas (com uma incursão à mina) e pela Aldeia de Couce. Posteriormente a comitiva rumou ao concelho de Gondomar, designadamente a S. Pedro da Cova, com uma visita às escombreiras de resíduos tóxicos perigosos, onde Matos Fernandes confirmou a disponibilização de uma verba de 10 milhões de euros tendo em vista a abertura de um concurso público, a lançar em julho, para a remoção das 125 mil toneladas de resíduos que perduram naquela freguesia.

    O programa da visita terminou com um percurso pela estrada de Aguiar de Sousa, com paragem no miradouro sobre a Serra das Banjas, e com uma visita ao Parque de lazer da Senhora do Salto.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].