Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2016

    SECÇÃO: Crónicas


    foto

    Alegria

    A alegria é como o pó que existe no meio ambiente. Não se vê mas sente-se os efeitos, por vezes é incontrolável e forte. Por exemplo: o abraço a um filho emigrado ou a piada do colega Joaquim, que prima por estar calado! Fica-se contente, e resplandece, tal como a luz que nos alumia! Cuidado, a exceção pode matar! Podem ser foguetes potentes de morteiros, que nos cegam nos arraiais! Viver sempre (mesmo em espírito), entre o resplendor da luz perpétua será possível?!

    Quando a alegria bate a jorros é de desconfiar, assim como chorar por muito rir. Depois de avaliar uma ópera cómica porquê chorar?!

    Charles Chaplin foi um grande cómico muito ternurento. Tinha uma mímica mágica para as mulheres e crianças. Era um normal protetor dos carenciados. Chorar, perdido de riso, foi ver o filme Luzes da Ribalta, quando menino! Até conseguia "ver" as pulgas a saltar! Charlot continua a ser o meu herói!

    Outra ternura, agora tanto em voga, é o trato dado aos animais de qualquer espécie, principalmente aos cães rafeiros, sem donos certos e afeiçoados. Há uma palavra muito expressiva e delicada - "partilhar" - e quando se refere aos animais domésticos, enche o coração de carinho.

    Quando o tempo de alegria passa, deixa um vácuo de sentimentos, onde só as lágrimas (mesmo vertidas para dentro!) ou para fora dos olhos, são o resultado, e clamam amor!

    Amor do Céu ou do meio ambiente?! Deus é Pai e perdoa, mas a nossa própria mãe é, e será sempre a eterna paixão

    Se o exército fosse formado por mulheres, a artilharia ia à falência e as camaratas das enfermarias não tinham ocupantes e, dificilmente havia terroristas ou suicidas. Daí serem tão desprezadas, desde a Babilónia - os romanos conquistavam e as romanas ouviam música. No Condado Portucalense assim se teria passado?!

    O que levará a dança e a música a provocarem tantos sentimentos de satisfação e alegria?

    No pequeno cortejo, a caminho da capela, para se realizar o casamento do último filho da viúva, o noivo ao ver a mãezinha a chorar, de coração aflito, pergunta:

    - Por que choras, querida Mãe?!

    - Não sei se é por tristeza ou alegria!...

    Choveu. Casamento abençoado...

    Por: Gil Monteiro

     

    Outras Notícias

    · O que for se verá

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].