Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 14-03-2014

    SECÇÃO: Desporto


    Trilhos do Paleozóico a 15 e 16 de março

    foto
    A segunda edição dos Trilhos do Paleozóico realiza-se a 15 e 16 de março. Estão confirmados 1500 atletas de trail running neste evento desportivo que tem como cenário principal as Serras de Santa Justa e Pias, em Valongo.

    A segunda edição dos Trilhos do Paleozóico assume-se já como um evento de grande dimensão a nível nacional e internacional. Prova disso é a inclusão do Ultra Trilho no circuito nacional de trail running (corrida de trilhos) da ARTP – Associação de Trail Running de Portugal e a inscrição de 30 maratonistas estrangeiros. Entre os atletas que vão participar nas provas de domingo, destacam-se o espanhol Tofol Castanyer, um dos melhores do mundo, Luís Mota, campeão nacional 2013 do Circuito Nacional de Trail Running, Armando Teixeira, Nuno Silva e Diogo Fernandes.

    Este ano, o local de partida será no Largo do Centenário, no centro da cidade de Valongo. Outra novidade desta edição é a criação da prova Trilhos dos Pequeninos, para crianças dos 4 aos 16 anos de idade, que vai realizar-se sábado, dia 15 de março, pelas 10h00, na Aldeia de Couce.

    No domingo, dia 16 de março, o tiro de partida para os 330 atletas inscritos no Ultra Trilhos Paleozóico (45 quilómetros) será dado às 8h00. Os 750 atletas do Trilhos Paleozóico (21 quilómetros) partem às 9h00 e os 320 corredores inscritos no Mini Trilhos/Caminhada (12 quilómetros) às 10h00. A chegada do primeiro atleta à meta está prevista para as 12h30. A cerimónia de entrega dos prémios será por volta das 15h00, no Largo do Centenário.

    O trail running atrai cada vez mais adeptos para as Serras de Valongo, local privilegiado e com condições excelentes para a prática desta modalidade de atletismo. Os percursos incluem locais paradisíacos e de beleza ímpar, tais como o Rio Simão, o Rio Ferreira, as Fragas, os Fojos e as Minas Romanas, entre outros locais de Valongo. A designação Trilhos do Paleozóico resulta do facto das provas se realizarem em grande parte na área do Parque Paleozóico de Valongo, onde se podem encontrar fósseis de trilobites, seres vivos que habitaram a Terra na era paleozóica, entre 542 milhões e 245 milhões de anos atrás.

    A organização dos Trilhos do Paleozóico está a cargo do ultramaratonista Luís Pereira, com a coorganização da Câmara Municipal de Valongo e do Grupo Dramático e Recreativo da Retorta. Para apoiar as provas, a organização conta com mais de 70 voluntários.

    As inscrições para as provas esgotaram há um mês. Luís Pereira conta agora com a envolvência da população para assistir à festa e apoiar os atletas ao longo do percurso. O ultramaratonista que costuma treinar nas Serras de Valongo salienta como principais vantagens «a boa situação geográfica, os percursos fantásticos, e a beleza natural do Rio Ferreira». De acordo com Luís Pereira, os melhores pontos para assistir às corridas são a Capela Santa Justa, a Aldeia de Couce, a Ponte do Rio S. Simão e as Fragas do Castelo.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].