Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 14-03-2014

    SECÇÃO: Arte Nona


    Lançamento do Livro “João de Deus – A Magia das Letras” assinalou o 184º Aniversário de João de Deus

    foto
    Foi lançado no passado dia 10 de março, no Museu João de Deus, em Lisboa, com apresentação a cargo de Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas e do Centro Nacional de Cultura, o livro de banda desenhada de José Ruy “João de Deus – A Magia das Letras”

    João de Deus de Nogueira Ramos nasceu em São Bartolomeu de Messines, a 8 de março de 1830. Foi um eminente poeta lírico e pedagogo, considerado à época o primeiro do seu tempo, e o proponente de um método de ensino da leitura, assente numa “Cartilha Maternal” por ele escrita, que teve grande aceitação popular, sendo ainda hoje utilizado. Gozou de extraordinária popularidade, foi quase um culto, sendo ainda em vida objeto das mais variadas homenagens. Foi considerado o poeta do amor e encontra-se sepultado no Panteão Nacional da Igreja de Santa Engrácia, em Lisboa.

    A obra de banda desenhada, de José Ruy será um duplo lançamento, com versões em português e em mirandês (“João de Deus – La Magie de Las Letras”), com tradução de Amadeu Ferreira e a colaboração de António Cangueiro.

    Uma das curiosidades do livro, segundo José Ruy: «O desenho que ele [João de Deus], no meu livro, faz da menina protagonista no meu argumento, é autêntico, e junto-o também. É a partir dele que desenvolvo o enredo e a trama que leva ao desfecho, a entrega desse desenho no Museu João de Deus, no final da história».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].