Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 14-03-2014

    SECÇÃO: Ambiente


    Serra de Santa Justa ganha centenas de árvores nativas

    foto
    A Serra de Santa Justa ganhou mais algumas centenas de árvores nativas, nomeadamente carvalhos-alvarinhos e sobreiros, no âmbito do FUTURO – projeto das 100 000 árvores na Área Metropolitana do Porto, promovido pelo CRE.Porto em parceria com a Câmara Municipal de Valongo.

    A última plantação da época realizou-se na terça-feira de manhã, dia 11 de março, e contou com a participação de três turmas da Escola Básica de Fijós, além de voluntários do projeto. A plantação realizou-se em terrenos incluídos na Rede Natura, confinantes ao Corredor Ecológico, na zona das “Águas Férreas”, com acesso pela Rua do Espinheiro.

    Para darem o exemplo, o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o presidente da Junta de Freguesia de Valongo, Ivo Neves, também participaram na plantação de árvores autóctones na Serra de Santa Justa.

    As plantações de árvores decorrem anualmente entre os meses de outubro e fevereiro, mas este ano o mês de março ainda apresentoa condições favoráveis à plantação.

    Promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), o FUTURO - projeto das 100 000 árvores na Área Metropolitana do Porto resulta de um esforço planeado e coordenado de várias organizações e cidadãos com o objetivo de criar florestas urbanas nativas nesta região. Pretende-se reflorestar cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão com cerca de 100 000 árvores de espécies espontâneas. As ações de plantação começaram em outubro de 2011.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].