Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2013

    SECÇÃO: Tecnologias


    Como instalar Ubuntu ou qualquer outra distribuição Linux no PC com Windows 8 pré-instalado

    foto
    LFFL (*)

    Para tornar mais seguro o Windows 8, a Microsoft contactou todos os produtores de computadores pessoais (PC), indicando que os PCs lançados com o novo sistema operativo teriam ativado por defeito o chamado “UEFI Secure Boot” (United Extended Firmware Interface).

    UEFI Secure Boot é um sistema que verifica o sistema operativo no arranque e só o permite se este tiver uma chave de verificação integrada, caso contrário não será possível o arranque.

    Tudo isto acarretou diversos problemas aos desenvolvedores das principais distribuições Linux, visto que, sem a achave de autenticação, se torna impossível instalar e correr em modo live uma qualquer distribuição Linux.

    Para resolver este delicado problema, Matthew Garrett, desenvolvedor da Red Hat (e da distribuição lançada pela comunidade baseada no Red Hat, o Fedora), lançou o Shim, um pequene gestor de arranque certificado por uma chave de autenticação comprada nos meses precedentes e que permite carregar o Grub e assim lançar a distribuição em modo live para a instalar num PC com UEFI ativo.

    Atualmente as distribuições Linux que já têm, por defeito, suporte a UEFI Secure Boot são pouquíssimas.

    Neste guia podemos ver como resolver o problema de UEFI Secure Boot, mantendo sempre o sistema dual boot entre o Windows 8 e o Linux.

    As possibilidades são duas, ou manter ativo UEFI Secure Boot ou desativá-lo.

    1. Manter UEFI

    Secure Boot Attivo

    Se queremos manter ativo o UEFI Secure Boot só podemos instalar algumas das distribuições Linux, aquelas que já possuem o suporte para UEFI (como Ubuntu).

    2. Desativar UEFI

    Secure Boot

    A maior parte dos PCs desktop e portáteis com Microsoft Windows 8 pré-instalado (e por isso com UEFI ativo) permite a desativação da "BIOS" clicando no arranque na tecla Esc ou F2 ou outra tecla de função (isto varia de PC para PC), mas isto fará com que o Windows 8 já não funcione.

    Todavia há uma forma de resolver o problema, permitindo que até o Windows 8 funcione também com UEFI Secure Boot disativado. Será apenas necessário reinstalá-lo com UEFI desativado.

    Ora isto permite até tornar o Microsoft Windows 8 mais veloz, dado que se reinstalarmos o sistema operativo de raiz, removemos todo o software antivirus trial e outros produtos pré-instalados, que na maior parte dos casos nunca mais são utilizados e apenas servem para tornar o sistema operativo mais lento.

    Em muitos novos PC’s com Windows 8 o disco original do Windows 8 não é fornecido, mas é possível descarregá-lo a partir desta página (http://windows.microsoft.com/en-US/windows-8/upgrade-product-key-only) e inserindo a chave do Windows 8.

    Se ela não estiver na parte inferior do PC podemos recuperá-la através deste simples programinha denominado ProduKey (http://www.nirsoft.net/utils/product_cd_key_viewer.html).

    Uma vez descarregada a .iso do Windows 8 aconselhamos a fazer o backup dos drivers do Windows, para o fazer basta utilizar DriverBackup! (http://sourceforge.net/projects/drvback/), uma aplicação livre e muito fácil de utilizar. Salvamos o backup dos drivers do Windows 8, desativamos o UEFI Secure Boot no arranque e reinstalamos Microsoft Windows 8. Uma vez instalado, instalamos por sua vez todos os drivers através do backup feito antes.

    A partir deste nomento temos o nosso PC a funcionar com Windows 8 com UEFI Secure Boot desativado, e não resta senão instalar normalmente a nossa distribuição Linux preferida.

    Esperamos que este guia possa servir de ajuda àqueles utilizadores que querem testar ou melhor ainda, passar para Linux e tenham problemas por causa de Uefi Secure Boot.

    (*) Linux Freedom for Life

    Tradução livre a partir do Italiano de “A Voz de Ermesinde”

     

    Outras Notícias

    · Distros em linha...

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].