Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 17-04-2013

    SECÇÃO: Saúde


    Pulmonale aposta nas consultas de cessação tabágica para jovens

    foto
    A Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão disponibiliza, no Porto e em Lisboa, consultas gratuitas de cessação tabágica dirigidas a jovens. Esta é uma iniciativa que faz parte da estratégia de combate ao tabagismo que, levada a cabo pela Pulmonale, que procura a médio prazo contribuir para a diminuição da incidência de cancro do pulmão, cuja causa é em 80% atribuída ao tabaco.

    Sendo o tabagismo o principal fator de risco para o cancro do pulmão, a Pulmonale acredita que é fundamental criar consultas de cessação tabágica de fácil acesso e pró-ativas, integradas num grupo multidisciplinar, que inclua apoio psicológico e nutricional.

    Segundo um estudo divulgado pela Pulmonale em 2011, a idade de início do consumo de tabaco situa-se entre os 15 e os 17 anos, pelo que não existindo medicação aprovada para ajudar a deixar de fumar os menores de 18 anos, para estes o aconselhamento psicológico, baseado no incentivo e no reforço de uma vida saudável, acaba por constituir a base do trabalho em prol do abandono dos hábitos tabágicos. Este é um serviço prestado tendo em conta as várias facetas correlacionadas e, assim, englobando um grupo multidisciplinar para a cessação tabágica, o qual possui uma forte componente psicológica e a nutricional.

    Segundo António Araújo, presidente da Pulmonale é «fundamental diminuir o consumo de tabaco de modo que, a médio prazo, seja possível diminuir a incidência do cancro do pulmão e consequentemente a mortalidade a ele associada. Existe uma diferença, em termos de tempo, entre o consumo de tabaco e o aparecimento de cancro do pulmão. Essa diferença de tempo situa-se entre 10 a 15 anos. Com esta aposta nas camadas mais jovens, a Pulmonale pretende contribuir hoje para a redução do consumo de tabaco para que, dentro de uma década, a diferença se faça notar na diminuição da incidência de cancro do pulmão».

    O tabaco é hoje fator de risco para seis das oito principais causas de morte no mundo, entre as quais se destacam a doença cardíaca isquémica, doença cerebro-vascular, doença pulmonar obstrutiva crónica, cancro, infeções respiratórias inferiores e tuberculose. No que se refere ao cancro do pulmão, o tabagismo está implicado em cerca de 80% dos casos de incidência desta doença, que afeta cerca de 3 700 a 4 000 portugueses todos os anos e é responsável por cerca de 10 mortes por dia em Portugal.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].