Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 17-04-2013

    SECÇÃO: Saúde


    VIII Congresso Nacional de Podologia de amanhã até 20 de abril

    foto
    Cerca de três centenas de especialistas vão reunir-se em Braga para discutir diversos temas relacionados com esta atividade

    A Associação Portuguesa de Podologia (APP) promove esta semana, pelo oitavo ano consecutivo, o Congresso Nacional de Podologia, que reunirá na cidade de Braga cerca de três centenas de podologistas. De amanhã (18 de abril) a sábado (dia 20) perto de trinta oradores colocarão em debate e análise diferentes assuntos ligados a esta atividade.

    Manuel Azevedo Portela, presidente da APP, explica que «estes três dias serão muito importantes para avaliar a importância dos podologistas na redução das taxas de amputações do pé diabético e na prevenção das complicações desta catástrofe». Quanto ao programa, o responsável destaca a introdução de estudos de investigação pioneiros na caracterização dos pés dos árbitros profissionais e a introdução da terapia laser no tratamento das onicomicoses e de feridas. Também importantes são os avanços na área da cirurgia do pé com técnicas minimamente invasivas, uma prática cada vez mais comum. Nesta área, é de salientar a presença, no congresso, do presidente da Associação Espanhola de Cirurgia MIS, para apresentação de técnicas cirúrgicas inovadoras no tratamento de patologias do pé.

    Os trabalhos arrancam na quinta-feira com um curso pré-congresso subordinado ao tema Farmacoterapêutica Aplicada em Podologia, que terá uma duração de oito horas letivas e será dividido em dois módulos – Farmacologia Podológica Via Sistémica e Farmacologia Podológica Via Tópica. Este curso será ministrado por Santiago Gomez, farmacêutico e autor do “Guia Farmacológico de Utilização em Podologia”.

    Para o dia 19, sexta-feira, a partir das 10h00, constam do programa deste congresso quatro painéis, dedicados aos temas Biomecânica do Pé e do Caminhar, Podiatria Geriátrica, Podiatria Desportiva e Podiatria Clínica. Em cada um intervirão vários oradores, que no final abrirão a discussão a toda a sala. No sábado, os trabalhos começam às 09h00 e dividir-se-ão em mais três painéis: Fototerapia em Podologia, Podiatria Cirúrgica e Atividade Profissional.

    A Sessão Solene deste VIII Congresso Nacional de Podologia está agendada para as 12h00 deste sábado, com a presença do secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].