Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-10-2012

    SECÇÃO: Educação


    Terceira fase do Projeto Comenius na Polónia

    Foto AMF
    Foto AMF
    O projeto Comenius a decorrer na Escola Secundária de Ermesinde e que proporciona semanas únicas a alunos do Secundário em vários países da Europa, teve a sua terceira fase na Polónia, na cidade de Olzstyn.

    Durante os dias 18 e 23 de setembro, os alunos Alexandra Lima, Ana Marta Ferreira, Joana Barreleiro e Miguel Sousa e as professoras Luísa Faria e Júlia Miranda, da turma 11º H da ESE, viajaram até à Polónia onde (re)encontraram estudantes e docentes polacos, búlgaros, italianos, espanhóis e turcos. Durante a semana meticulosamente programada pelos anfitriões e que teve sempre como ponto de partida o lema do projeto – "Vamos viver num mundo mais limpo" –, os cerca de 30 visitantes europeus, sempre acompanhados dos respetivos estudantes polacos, realizaram atividades relacionadas com o meio ambiente, nas quais se incluíram, entre muitas outras, caminhadas em reservas naturais, passeios de barco à vela e uma visita a uma ETAR local.

    Cada aluno polaco e a sua família recebeu um estudante europeu em sua casa, e juntos tiveram vários momentos de tempo livre para conhecerem a cidade, os principais pontos turísticos, os habitantes de Olsztyn e para terem um contacto mais direto com a cultura de leste da Polónia.

    Também por diversas vezes durante a semana os alunos dos seis países apresentaram trabalhos realizados previamente, acerca dos principais problemas ambientais das zonas onde vivem. Os quatro alunos ermesindenses apresentaram um trabalho que levou alunos de cinco outros países europeus a conhecerem o problema ambiental do Rio Leça.

    Passados os seis dias, todos os alunos internacionais se despediram e voltaram aos seus países, para mais um ano letivo.

    Por: Ana Marta Ferreira

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].