Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-06-2020
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-10-2012

    SECÇÃO: Arte Nona


    Normas de participação nos Prémios Nacionais de Banda Desenhada do XIII Festival Internacional de BD da Amadora 2012

    foto
    No âmbito do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, a Câmara Municipal da Amadora atribui desde 1990 os Troféus Zé Pacóvio e Grilinho (TZPG) em homenagem a António Cardoso Lopes Júnior, ou, simplesmente, Tiotónio. Nascido na Amadora em 1907, Tiotónio foi diretor d’”O Mosquito”, entre outras publicações, e foi o autor das personagens Zé Pacóvio e Grilinho, as quais emprestaram o nome nos últimos anos aqueles que se assumiam como os PRÉMIOS NACIONAIS DE BANDA DESENHADA.

    Neste contexto, a Câmara Municipal da Amadora coloca a concurso a atribuição dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada 2012, distinguindo e consagrando edições e personalidades nacionais e estrangeiras cuja atividade se desenvolve no circuito da 9a arte.

    A atribuição dos PNBD é feita em três fases: Candidatura, Nomeação e Votação.

    Considera-se como CANDIDATURA, a fase em que as editoras e autores nacionais enviam uma relação de livros a concurso com identificação das categorias a que concorrem, acompanhada de 6 exemplares de cada álbum/livro para serem distribuídos pelos elementos do júri.

    A fase de NOMEAÇÃO e VOTAÇÃO, tem como propósito a seleção pelo Júri de 5 álbuns finalistas, dos quais um será o vencedor.

    CANDIDATURA

    Podem concorrer aos Prémios Nacionais de Banda Desenhada, todos os álbuns / livros de BD publicados em português por uma editora portuguesa entre Agosto de 2011 e Julho de 2012 (inclusive).

    Serão consideradas as datas de depósito legal, sendo desejável que os livros já se encontrem distribuídos no mercado livreiro.

    Cabe às editoras e/ou autores o envio de todos os álbuns, livros e fanzines (seis exemplares de cada que serão distribuídos pelo Júri), devidamente acompanhados por uma listagem que defina a que prémios cada publicação concorre e se são novidades ou reedições.

    Os concorrentes deverão acompanhar obrigatoriamente os álbuns/livros de uma biografia e foto do(s) respetivo(s) autor(es). A não entrega desta informação exclui automaticamente os livros do concurso.

    Os álbuns entregues pelas editoras/autores ficarão na posse dos elementos do Júri, caso assim o entendam, com exceção das do diretor do FIBDA, cujos álbuns integrarão a biblioteca do CNBDI. O sexto exemplar será para exposição e consulta pelo público no FIBD'A.

    A entrega/envio das candidaturas (listagens e 6 exemplares de cada livro) devem ser feitas para:

    FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA

    CMA/CNBDI — AV. DO BRASIL N°52A — 2700-134 AMADORA - PORTUGAL

    TEL (+351) 214 998 910

    NOMEAÇÃO / VOTAÇÃO

    Tendo em conta a grande quantidade e qualidade das publicações apresentadas a concurso é determinante que todos os membros do Júri conheçam os álbuns.

    Cabe ao Júri convidado pela CMA analisar e pré-selecionar as obras a concurso. Esse júri será constituído pelo diretor do FIBDA, o autor de BD premiado FIBDA'2011, um jornalista/especialista bedéfilo; o comissário da exposição central do FIBDA'2012 e um colecionador/amante da 9a arte.

    A organização entregará a cada elemento do Júri um exemplar das publicações a concurso que cheguem atempadamente ao FIBD'A.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.