Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 17-09-2012

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    APP promove rastreios gratuitos na cidade do Porto

    Mantendo como prioridade a saúde dos pés, a Associação Portuguesa de Podologia (APP) vai promover, a 22 de setembro, no Parque da Cidade do Porto (junto ao Pavilhão da Água), rastreios gratuitos à população. Entre as 10 e as 18h00, uma equipa de especialistas estará disponível para fazer check-up, dar conselhos úteis e responder a eventuais questões relacionadas com os pés.

    O objetivo desta iniciativa passa por ajudar as pessoas a cuidarem da saúde dos pés e a tomarem consciência da sua importância. O rastreio podológico contempla a realização de avaliação clínica e estudos biomecânicos computorizados, que permitem avaliar a presença de algumas patologias ou fatores predisponentes da patologia do pé.

    Manuel Azevedo Portela, presidente da APP, explica a importância deste tipo de ações afirmando que, «apesar de nem sempre lhes darmos valor, a verdade é que os pés são a base de apoio, de equilíbrio e de funcionamento de todo o corpo humano. No entanto, as estatísticas indicam que 80% da população adulta não tem este fator em consideração, acabando por sofrer de algum tipo de problema podológico».

    De acordo com a associação, os Portugueses não estão sensibilizados para a importância das doenças dos pés, e por isso não os tratam devidamente. Neste sentido, os rastreios são uma excelente oportunidade para prevenir e alertar a população para a preponderância da saúde dos pés. «A patologia do pé é altamente limitativa, estimando-se que possa atingir cerca de 50% da população ativa», acrescenta ainda Manuel Portela, alertando que «algumas destas patologias podem ser prevenidas, diminuindo-se assim a incapacidade de trabalho e as despesas com a segurança social».

    Demasiado tempo de pé, calçado inadequado e alterações de postura e de apoio plantar podem ser a origem de patologias limitativas, como lombalgias, ciatalgias, gonartroses, tendinopatias, fasceites plantares, esporões do calcâneo, joanetes ou dedos em garra, que podem ser prevenidas com um correto desempenho do pé e do aparelho locomotor.

    A iniciativa realiza-se em parceria com a marca de calçado Ecco.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].