Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 17-09-2012

    SECÇÃO: Saúde


    Cátedra em Medicina da Dor apoia estudos de investigadores portugueses

    foto
    A Cátedra em Medicina da Dor, uma iniciativa pioneira em Portugal, vai financiar três estudos de investigação básica e clínica com a quantia de 47 mil euros. «Pretendemos com este financiamento apoiar a excelente investigação no domínio da dor que já se realiza no nosso país e promover o aparecimento de novas ideias e novos projetos», explica José Castro Lopes, investigador responsável pela Cátedra e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

    Os estudos estão a ser realizados por investigadores portugueses, e os primeiros resultados vão ser apresentados no Fórum Futuro, no dia 21 de setembro, pelas 16h30, no Hotel Lagoas Park, em Oeiras.

    No âmbito da investigação clínica, a Cátedra está a apoiar um estudo observacional sobre as complicações neurológicas do cancro da mama, no qual é dado particular relevo à incidência, características e tratamento da dor neuropática nas doentes mastectomizadas. Este estudo, a cargo da investigadora Susana Pereira, está a ser realizado no Instituto Português de Oncologia do Porto.

    Também neste âmbito, terá início ainda este ano um outro estudo observacional sobre a etiologia e caraterísticas da dor em doentes tratados nas Unidades de Dor Crónica do Grande Porto, sob a responsabilidade de Luis Azevedo, da FMUP.

    No campo da investigação básica, a Cátedra vai apoiar um projeto de investigação já em curso, relacionado com a depressão e ansiedade associadas à dor crónica. O estudo, liderado pela investigadora da FMUP Fani Neto, tem a colaboração da equipa de Juan Micó, diretor da Cátedra de Dor da Universidade de Cádiz.

    A Cátedra em Medicina da Dor resulta da uma parceria entre a FMUP e a Fundação Grünenthal, destinada a apoiar a investigação e a formação nesta área do conhecimento médico.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].