Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 17-08-2012

    SECÇÃO: Arte Nona


    IX Luanda Cartoon 2012

    foto
    Está a decorrer em Luanda, Angola, no Belas Shopping, desde 10 e até 24 de agosto o Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação, Luanda Cartoon 2012, uma exposição de cartoons e caricaturas.

    Este ano o festival conta com a presença inédita de autores não angolanos, como os africanos Zorito, de Moçambique, e Jérémie Sing, da República Democrática do Congo.

    Também o editor e desenhador da revista “A Boca do Mundo”, o franco-brasileiro Eduardo Pinto Barbier, está presente em Luanda.

    Entre o programa das atividades dos criadores internacionais convidados destacam-se lançamentos de livros de banda desenhada e várias maratonas de criação de caricaturas ao vivo, de forma a transmitirem os seus conhecimentos aos jovens talentos angolanos.

    Na grelha de artistas de Angola destacam-se Horácio Dá Mesquita e Abraão Eba, o cartoonista com mais de 22 anos de carreira que é o homenageado nesta edição. Além destes, foram ainda convidados os cartoonistas Nelo Tumbula, Hermenegildo Pimentel, Horácio Gilberto, Zix Comics, Machai, Altino Chindele, Vává, Armando Pululo, Carnott, Gabito, Olímpio de Sousa e Tché Gourgel. São, no total, 30 autores angolanos que vão expor os seus trabalhos ao longo do festival e 11 estrangeiros entre eles Hugo Teixeira, João Mascarenhas, João Amaral, Nuno Saraiva e Teresa Pestana (Portugal) e Makhmud Eshonkulov (Uzbequistão).

    A escolha do Belas Shopping para a exposição deveu-se, especialmente, apontam os organizadores, ao facto de ser um lugar amplo, onde a organização do festival vai poder expor à vontade os trabalhos de banda desenhada nacionais e os autores aumentarem, sem dificuldades, as suas possibilidades de intercâmbio com o público e com potenciais parceiros.

    Fonte: http://kuentro.blogspot.pt e “Jornal de Angola”

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].