Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2012

    SECÇÃO: Educação


    Ermesindense Vladimiro Machado é coautor do primeiro manual exclusivamente digital de Matemática editado em Portugal

    Jaime Carvalho e Silva, Joaquim Pinto, e Vladimiro Machado, três nomes ligados à Matemática pela via do ensino, apresentaram este mês de maio o primeiro manual inteiramente digital desta disciplina a surgir no nosso país.

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Depois de, no dia 25 de maio, Jaime Carvalho e Silva, Joaquim Pinto e Vladimiro Machado terem dado a conhecer a obra na Universidade de Coimbra, os três autores estiveram três dias depois (dia 28) no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE) para repetir a apresentação, num ambiente mais familiar, pelo menos para Vladimiro Machado, residente na nossa freguesia e docente na Escola Secundária de Valongo, para além da particularidade de ser marido da vogal socialista do executivo da Junta, Esmeralda Carvalho.

    Foram aliás várias as personalidades políticas – e não só – que marcaram presença no evento, com destaque para o então vicepresidente da Câmara de Valongo, João Paulo Baltazar – que após a renúncia oficial de Fernando Melo dias mais tarde passou a ocupar o lugar da presidência –, para os presidentes da JFE e da Assembleia de Freguesia de Ermesinde, respetivamente Luís Ramalho e Raul Santos, para o presidente da Associação de Pais do Concelho de Valongo, João Arcângelo, e para inúmeras figuras do Partido Socialista local, nomeadamente Tavares Queijo, Manuel Costa, e a própria Esmeralda Carvalho, claro está.

    Plateia que teve então a oportunidade de conhecer os contornos do nascimento deste conceito inovador em Portugal, surgido numa era dominada pelas ferramentas tecnológicas. Numa altura em que 98% (!) dos alunos do Ensino Secundário português possuem um computador ligado à internet em suas casas, os autores levantaram a questão do porquê da Matemática não começar a ser estudada precisamente em casa através de um computador. Defendendo que as novas tecnologias devem ser postas ao serviço da sociedade, os três autores colocaram em marcha a ideia, e o resultado está à vista: um manual de Matemática completíssimo, disponível para download – em formato pdf – de forma totalmente grátis! Sem olhar aos lucros que daqui podem advir, até porque essa não é a ideia desta edição de autor que pretende desta forma aliviar a fatura da compra de manuais escolares, este manual está acessível a todos os que o queiram utilizar e descarregar (em qualquer suporte), desde professores a alunos.

    Denominado de NiuAleph 12, o manual será composto por quatro volumes. De uma forma mais pormenorizada os autores deste conceito explicaram o conteúdo do manual, no qual para além de estar inserida toda a matéria do programa escolar, contém ainda vários exercícios, dicas de como os resolver, testes de preparação para os exames nacionais, a História da Matemática, entre outros aspetos ligados à disciplina.

    Para mais indicações de como aceder ao referido manual os interessados poderão consultar o seguinte site: http://niualeph.eu/

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].