Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2012

    SECÇÃO: Destaque


    SEMINÁRIO SOBRE APRENDIZAGEM A LONGO DA VIDA

    INOVAR lançou reflexão sistematizada sobre educação e formação de adultos

    No passado dia 24 de maio a rede INOVAR, tendo por palco o Fórum Cultural de Ermesinde, realizou o seminário “Heranças e Pontes para a Aprendizagem ao Longo da Vida”. No programa do evento promoveu-se a sistematização de uma reflexão sobre a educação e formação de adultos.

    Fotos LILIANA MONTEIRO
    Fotos LILIANA MONTEIRO
    Dividido em dois painéis, Maria Trindade do Vale, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Valongo, abriu o seminário reforçando a importância do evento para a redefinição das políticas sociais do concelho.

    Gonçalo Xufre, por sua vez, como representante do Ministério da Educação e Ciência (MEC) e presidente da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, fazendo referência ao recente estudo realizado pelo Instituto Superior Técnico sob a coordenação de Francisco Lima, adiantou que este vai servir de base para a tomada de decisões relativas à formação, vincando a aposta em ruturas com o atual modelo de educação e formação de adultos.

    Quanto à rede de Centros Novas Oportunidades (CNO) vão, nas palavras do representante do MEC, sofrer uma redução significativa a nível nacional, passando a ter a designação de Centros para a Qualificação e Formação Profissional. Uma alteração que refletirá as novas orientações para a ANQEP, sob a tutela do MEC e Ministério da Economia e Emprego, vocacionadas para a profissionalidade.

    O primeiro painel, sob os “Olhares distintos sobre a Iniciativa Novas Oportunidades”, contou com a intervenção de dois adultos, Carla Ribeiro e Alfredo Albuquerque, com testemunhos sobre os seus percursos formativos. Neste painel participou também Célia Pedrosa, do Grupo Jerónimo Martins, que revelou a estratégia do grupo no desenvolvimento dos processos de formação dos seus colaboradores. Já José Manuel Castro, docente e investigador na área da Educação e Formação de Adultos (EFA), da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, preferiu uma abordagem sistémica sobre a EFA, através de uma analogia, estabelecendo as pontes entre o trabalho realizado e o que se prefigura. Desta análise salientou todo um capital humano que cresceu exponencialmente, sem igual na história portuguesa, na última década. Este capital humano, referiu citando Edgar Cardoso, reforça a concretização do trabalho que reconheceu que «em todos os rios há um sítio que foi feito para pôr uma ponte», enaltecendo a valorização e a justiça, que estava por fazer, a todos aqueles que em determinadas circunstâncias da vida se viram obrigados a abandonar precocemente os seus percursos escolares. Concluindo, estabeleceu a ponte com a questão do Futuro, citando Miguel de Unamumo, que proferiu: «Procuremos ser mais pais do nosso futuro, do que filhos do nosso passado», numa clara alusão às políticas a implementar.

    A finalizar, César Ferreira, delegado regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional, salientou a relação positiva que existe entre a atividade do IEFP e os CNO.

    SEGUNDO PAINEL

    foto
    O segundo painel foi conduzido por Albertina Alves e Ângela Bragança, coordenadoras dos CNO do Centro Social de Ermesinde e Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde respetivamente. Apresentaram, sob o tema “Retratos da INOVAR”, a caracterização da rede dos CNO do concelho de Valongo, denominado por INOVAR; a atividade e os resultados obtidos ao longo dos últimos anos e as projeções para o futuro.

    Na cerimónia de encerramento, Gonçalo Xufre, na sua qualidade de presidente da ANQEP, anunciou, entre outras, as regras do novo modelo, que serão divulgadas brevemente.

    O seminário encerrou com a entrega de certificados/diplomas aos adultos que concluíram o processo de RVCC escolar, de nível básico e secundário, na rede de CNO do concelho de Valongo - INOVAR.

    Por: FPE/CSE (*)

    (*) Formação Profissional e Emprego do Centro Social de Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].